terça-feira, 17 de janeiro de 2012

São Sebastião abençoa Hospitais do Rio de Janeiro

Raquel Araujo e Raphael Freire

O décimo primeiro dia da trezena de São Sebastião começou com a saída da Imagem Missionária do Mosteiro de São Bento. Por volta das 8 horas, o Jovem Discípulo de Cristo chegou ao Hospital Federal de Bonsucesso, onde profissionais da saúde e familiares dos enfermos puderam pedir a intercessão de São Sebastião junto a Jesus Cristo para o conforto dos doentes.

A Imagem seguiu até a Capela Nossa Senhora das Graças, levada pelo diácono Vicente, um dos responsáveis pela assistência religiosa no Hospital. Dentro da Capela, o Padre Capelão Antonio Amorim, agradeceu pela presença do Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta. Essa foi a segunda vez que a Imagem esteve no Hospital. A celebração contou com a presença também do pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, Padre Márcio Queiroz.

Dom Orani realizou a Celebração Missionária e lembrou que a Trezena de São Sebastião também é um momento de preparo para a Campanha da Fraternidade de 2012, que terá foco na Saúde Pública:

- Durante esses treze dias, estamos visitando também hospitais, e, além de nos prepararmos para o dia do nosso Padroeiro, no dia 20, queremos também estar unidos com a Campanha da Fraternidade de 2012. Para que as pessoas conheçam seus direitos, possam ser melhor atendidas nos hospitais etc, afirmou.

À luz da Carta aos Hebreus, o Arcebispo ressaltou a importância da fé como um instrumento de conforto perante as dificuldades.

-.Quem trabalha nos hospitais trabalha com as fronteiras humanas, problemas, dificuldades das pessoas. E aqueles que dedicam suas vidas a isso necessitam, além de um trabalho de formação, de uma dimensão da fé, para que possam olhar além do horizonte. Para que esse trabalho possa ir além da certeza. Para que possam confiar no Senhor e que ele ilumine aqueles que precisam tomar decisões importantes para a vida do outro. É essa dimensão de sabedoria que vem da fé

A aposentada Irene de Souza fez questão de prestigiar a vinda da imagem do Santo Padroeiro ao Hospital. Segundo ela, São Sebastião já realizou muitas graças em sua vida e, por isso, só tem a agradecer.

- Hoje mesmo estava fazendo um pedido a São Sebastião. Ele está mais perto de Deus que a gente. Eu ainda sou pecadora, afirmou.

No Hospital, o Arcebispo também visitou algumas enfermarias onde pôde conversar e abençoar alguns pacientes.

De Bonsucesso, a Imagem Missionária seguiu para a Ilha do Governador.