quarta-feira, 28 de maio de 2014

Evangelho: O Espírito Santo testemunha da Palavra de Jesus

O Espírito Santo testemunha da Palavra de Jesus. 


Jo 16,12-15

“Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não sois capazes de compreender agora. Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo quanto tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu para vos anunciar. Tudo que o Pai tem é meu. Por isso, eu vos disse que ele receberá do que é meu para vos anunciar.”

COMENTÁRIOS

O Espírito continua a missão de Jesus.

As palavras de Jesus não se limitam ao tempo de sua vida terrestre. Sentado à direita do Pai, o Ressuscitado continuará a falar e a instruir os seus discípulos. É pelo Espírito da Verdade que ele continuará a estar presente, falar e instruir os seus discípulos. O Espírito continua e prolonga na história a missão e a palavra de Jesus. O Espírito “guia”, isto é, ele é quem orienta os discípulos à verdade de Jesus Cristo e é ele quem faz vir à luz o sentido das palavras do Senhor. Ele é “guia” porque “in-habitando” nos discípulos os conduz a configurar a vida à vida de Jesus, ressuscitado dentre os mortos. Ele é “guia” enquanto é o apoio indispensável para conhecer o mistério de Deus revelado em Jesus. Assim como Jesus fala do que ouviu do Pai, o Espírito fala o que tiver ouvido, isto é, o que é do Pai e do Filho e, ao mesmo tempo, abre o coração do discípulo para o futuro (v. 13). O futuro, aqui, diz respeito ao testemunho que os discípulos, iluminados pelo Espírito Santo, darão de Jesus Cristo. Nenhuma das pessoas divinas vive para si mesma, por isso, o Espírito anuncia pela boca dos discípulos o que é de Cristo.

Carlos Alberto Contieri, sj