quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dia Nacional da Juventude 2013 – Rio de Janeiro


No domingo 3 de novembro, um grande evento movimentará a juventude carioca. A partir das 9 horas da manhã será realizado na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, localizada na Av. República do Chile - Centro, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2013 que está em sua 28ª edição na cidade do Rio de Janeiro.

O ano de 1985 foi decretado pela ONU como o Ano Internacional da Juventude. Como gesto concreto, a Pastoral da Juventude do Brasil assumiu a celebração do Dia Nacional da Juventude. Em 1986 aconteceu o primeiro DNJ e atualmente, este dia é celebrado no último domingo de outubro, sendo que as comemorações podem ser realizadas em outras datas. O DNJ é um evento realizado anualmente, e este dia é marcado por mobilizações de milhares de jovens em todo o país, para celebrar, como Igreja, a vida da juventude.

A cada ano o DNJ é norteado por um tema escolhido pelos membros da Coordenação Nacional de Pastoral Juvenil, formada por jovens de pastorais, movimentos, congregações e novas comunidades que atuam com a juventude. Para 2013 foi apresentado o tema “Juventude e missão” e o lema “Jovem: levante-se, seja fermento!”. E para a iluminação do tema a passagem bíblica: “Quanto a você, arregace as suas mangas, levanta-se e diga a eles tudo que eu mandar. Não tenha medo.” (Jr 1,17b).


Na cidade maravilhosa o dia contará com momentos de oração, celebração eucarística presidida por Dom Orani Tempesta, muita música, Adoração Eucarística, pregação e testemunhos de jovens missionários. Este ano uma Feira Missionária será montada durante o evento, movimentos, novas comunidades e pastorais divulgarão seus trabalhos missionários para a juventude, para que cada jovem possa conhecer as distintas realidades. A juventude também encontrará espaços para aconselhamento e confissões.