quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Cineclube paroquial retorna suas atividades em outubro


Por Raphael Freire
Uma parceria feita entre a Arquidiocese do Rio de Janeiro e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO) está resgatando os movimentos cineclubistas com sessões gratuitas em paróquias e capelas da cidade. E no próximo dia 5 de outubro, às 18h, a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, em Bonsucesso, retornará suas atividades cineclubistas com a exibição do filme “Corajosos”, dirigido por de Alex Kendrick, na Matriz.
De acordo com Michel Soares, Coordenador da Pascom na paróquia, a pastoral realiza sessões mensais com o objetivo não só de evangelizar, mas de estimular o senso crítico dos espectadores afirmando assim uma das principais finalidades do movimento cineclubista.
— Já temos esse projeto aqui na paróquia há mais de um ano e já realizamos diversas sessões. Fomos percebendo que nosso trabalho deve começar quase que da estaca zero no sentido de formar o público para essa realidade, pois ainda é difícil você trazer pessoas que queiram pensar, refletir e debater sobre os filmes, explicou.
Já o Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação e Pároco local, Padre Márcio Queiroz, acredita que o crescimento do público durante as sessões realizadas pela comunidade tem haver com o desejo dos fiéis de se tornarem agentes ativos na construção do pensamento.
— A realidade do cinema por si só já é muito positiva e a Igreja sempre foi uma grande motivadora da cultura. O crescimento dos cineclubes na Arquidiocese reflete o desejo do fiel não só de ser expectador, mas de poder interagir e discutir ideias e valores a partir do filme proposto. O povo já não engole tudo tão pacificamente, questionam e criticam porque buscam sentido para a própria existência, ressaltou o sacerdote.
Sobre a real missão das sessões realizadas nas igrejas, Padre Márcio define:
— A Igreja propõe desde muito tempo o método do ver, julgar e agir. Acredito que o cineclube possa contribuir para que a vivência deste método possa atingir todas as instâncias da paróquia, onde nossos agentes de pastoral possam avaliar, criticar e buscar soluções comuns para as dificuldades e desafios. O cineclube é mais um canal de evangelização que responde aos anseios da própria Igreja quando fala de nova Evangelização. Este, certamente, é um caminho a ser valorizado, orientado e motivado em nossas comunidades paroquiais, conclui.
As sessões são realizadas mensalmente na Matriz paroquial, sempre às 18h, e a entrada é franca. Mais informações sobre a programação no blogwww.paroquiansbi.blogspot.com.br. A Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma fica localizada na Rua Olga, 21, em Bonsucesso. Informações pelo telefone 3437-5111.