segunda-feira, 19 de março de 2012

JMJ Rio2013 convoca 60 mil voluntários para evento

Para construir a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2013, serão necessários 60 mil voluntários. Espera-se que 45 mil deles sejam voluntários diocesanos, ou seja, provenientes da Arquidiocese do Rio, Niterói, Caxias e Nova Iguaçu. Os outros 15 mil voluntários deverão vir de outros lugares do Brasil e do mundo.

Campanha de Lançamento

Para convidar os jovens a participarem da JMJ Rio2013 como voluntários, o Comitê Organizador Local (COL) lança uma campanha com esforços voltados para o Rio de Janeiro, e pulverização em todo o Brasil, por meio da internet, principalmente nas redes sociais.

Além da forte presença na internet, a Campanha contará com materiais de divulgação na TV, Rádio, Jornal e Revistas, mas, principalmente propõe ações que levem os jovens à experiência do voluntariado.

A ideia é mostrar a beleza, a vivacidade e a força da juventude, enaltecendo-a, não apenas como faixa etária, mas como uma forma de ser e viver e, através desse espírito jovem, conquistar nosso público a ser voluntário. Para alcançar esse público, a comunicação diz: Curta, siga e compartilhe, exerça sua juventude.

Para o responsável pelo Setor de Voluntários, padre Ramon Nascimento, “os voluntários são alma da Jornada”. São eles que fazem a Jornada acontecer em todos os seus aspectos.

“O voluntário é o braço da Jornada que se estende até os peregrinos para acolher, para ajudar e para dar toda a orientação para que eles possam, de fato, viver a Jornada Mundial da Juventude”, destacou.

Segundo a MaCost Brasil – Comunicação e Marketing, agência responsável pela criação da campanha, as palavras usadas nos materiais fazem parte do dia a dia da nossa juventude, que, cada vez mais, mostra sua personalidade nas redes sociais da internet.

Além disso, a campanha está em consonância com a citação bíblica que norteia o trabalho voluntário da JMJ Rio2013: "Se alguém tem o dom do serviço, exerça-o como graça dada por Deus" (I Pd 4, 11B)”

Ações

Todas as ações terão início no dia 16 de março, com promoções online, disparos de e-mail e distribuição de materiais para paróquias de todo o Rio de Janeiro. Jovens e adultos serão convidados a participarem de atividades preparadas em sua paróquia e em sua comunidade. Ao participarem entram diretamente em contato com a experiência e a alegria de ser voluntário.
De 18 a 24 de março 
Nesta semana, as paróquias irão se organizar para uma grande celebração no Dia 25 de Março.

25/03 - Missas com intenção pelos jovens

Acontecerão em todas as Paróquias do Rio de Janeiro. Um momento especial em que o jovem participará de missa (que se propôs celebrar em intenção dos Jovens). Após essa Celebração terão início as atividades da “Mobilização V”, que acontecerão de 31/03 a 14/04.

“Mobilização V"

Serão ações realizadas em diferentes dias, incentivando o espírito jovem e a participação em atividades voluntárias. Essas ações, atos, serão divididas em três, conforme os termos Curta, siga e compartilhe.

Ato curta– 31/03 – Encontro de Jovens na Jornada Diocesana da Juventude (Celebrando o Domingo de Ramos) Concentração às 14h, na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Os jovens são convidados a comparecerem a este encontro, em união com o Papa.

Ato siga: – de 01 a 13/04 – Ação social

Realização de ações sociais solidárias, que permitam aos jovens exercerem o voluntariado, através de atividades como: visita a asilos, orfanatos, ajuda aos vicentinos da paróquia. O importante é fazer o bem espontaneamente.

Ato compartilhe – 14/04 – Doação de sangue

Neste dia será organizado um mutirão de doação de sangue em todo o Brasil. Os interessados devem procurar o coordenador paroquial e organizarem-se para DOAR SANGUE. O local para doação de sangue no Rio de Janeiro é o HEMORIO: Rua Frei Caneca, n.º 8, Centro, Rio de Janeiro – RJ. Das 7h às 18h - Tel.: (21) 2332-8611 begin_of_the_skype_highlighting              (21) 2332-8611      end_of_the_skype_highlighting
Cadastramento para voluntariado e informações
Os jovens interessados no voluntariado devem inscrever-se como candidatos no sitewww.rio2013.com/pt/voluntarios

Todos os candidatos passarão por um processo de seleção que terminará em janeiro de 2013, efetivando ou não a participação como voluntário. Antes desta data, alguns voluntários serão convocados para trabalharem na Pré-Jornada.

Para ser voluntário é preciso ter completos, no mínimo 18 anos, durante a JMJ Rio2013 (que acontecerá de 23 a 28 de julho). Os selecionados poderão atuar em diversas áreas, como aeroportos e rodoviárias, pontos de informação, organização dos eventos de massa, liturgias, catequese e comunicação.

Mais informações também nas paróquias de todo o Rio de Janeiro a partir de 18 de março.

Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro