quarta-feira, 21 de março de 2012

Conhecemos e confiamos no amor de Deus(cfr. 1Jo 4, 16) - Mensagem de Dom Orani aos Jovens

Queridos Jovens,

Em 1987, o Papa viaja à Argentina e lá se realiza a II Jornada Mundial da Juventude, a primeira fora dos muros de Roma. Depois de vinte e cinco anos, a JMJ retorna à América Latina, aqui no Rio de Janeiro. O tema escolhido para aquele primeiro encontro foi: "Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor" (1Jo 4, 16).

Em sua mensagem, o Beato João Paulo II recorda que a América Latina é o continente da esperança, onde se encontra o maior número de jovens. Lembra também da opção preferencial pelos jovens, proclamada em Puebla de los Ángeles, México.

O grande objetivo dessa jornada era preparar os jovens, que agora são os adultos de hoje, para serem os apóstolos do novo milênio. O objetivo de todas as jornadas é permitir que os jovens experimentem o entusiasmo e a alegria do amor de Deus, que lhes convoca à unidade e à solidariedade.

Vocês, jovens, estão no mundo, mas não são do mundo. Seus corações apontam para o céu. No entanto, isto não significa sectarismo ou exclusivismo. Ninguém é salvo sozinho. O fato de vocês se sentirem tocados por Deus e convidados a uma vida de maior entrega no amor não significa que vocês devam rejeitar os que não conhecem e nem querem conhecer a Cristo.

Ele é nossa paz, veio trazer a unidade. Uniu dois mundos através do amor. A Cruz é o trono desde onde reina. E faz com que céu e terra se toquem. Natural e sobrenatural. Imanente e transcendente (cf. Ef 2,14-15). O pecado é absolutização do eu, do egoísmo. É fechar-se ao outro. Por isso, a fé é pessoal e comunitária. Exige as duas dimensões. Contudo, ser um povo eleito não é fechar-se na própria "suposta" pureza diante de um mundo "imundo".

Lembrem-se de que todos nós somos pecadores. E se não fosse pela misericórdia divina, estaríamos perdidos. Por isto, jovens, o radicalismo na vivência da fé significa enraizar nossas vidas no amor, na justiça e na paz, que são outros nomes de Cristo. É característica dos santos ser sumamente exigente consigo mesmos, mas complacentes com o outro. Sem compactuar com o pecado, é capaz de estender as mãos para levantar o irmão. Não podemos ser aqueles que têm as pedras nas mãos, mas devemos estar ao lado de Cristo.

Nossa fé nasce de uma alteridade divina e humana. Somente no encontro com Outro absoluto serei capaz de encontrar meu verdadeiro eu, e verei meus irmãos com o amor que é próprio do cristianismo. Nosso objetivo é criar pontes, pois muros já são muitos.

O lema da Jornada da Juventude na Argentina está na primeira pessoa do plural. Quer significar que o encontro pessoal com Cristo nunca é uma experiência individualista. Ela nasce dentro de uma comunidade que reza e intercede por seus filhos. A Igreja toda intercede por vocês, jovens, para que possam viver no amor. Nossa fé surge e amadurece na Tradição e nos sacramentos.

Sejamos luzes que permeiam a sociedade com o espírito de Cristo. Sejamos apóstolos nos estudos, no trabalho e na família. Caminhemos unidos na comunidade paroquial, pastoral ou no movimento. Levemos a dinâmica, a força, os sonhos, ideais, entusiasmo e alegria que nos caracterizam para dentro da comunidade.

Confiemos em Cristo e em seu amor. Não deixemos nos seduzir pela ilusão de um mundo que apenas oferece produtos e reduz toda a mercadoria. Somos mais, somos filhos de Deus. Não deixemos que as injustiças e maldade presentes no mundo apaguem o fogo que levamos em nossos corações. Confiemos que Cristo sempre está à nossa frente, e a história não é escrita de modo linear. A misericórdia suscita eventos e pessoas que transformam os rumos históricos e trazem um respiro de divino ao mundo.

Confiemos em Cristo e tenhamos a certeza, na fé, de que somos escolhidos por Deus. Fazemos parte de um projeto de amor que se realiza na liberdade. Deus quis necessitar dos jovens. Não defraudemos a Deus. Abramos nossos corações através da oração, da eucaristia e da confissão. Deixemos que nossos ouvidos espirituais possam captar a frequência de Deus e, assim, perceber os mínimos desejos de nosso Salvador.

A verdadeira jornada começa hoje em nossos corações. É itinerário interior feito de mãos dadas com a comunidade através da oração e do apostolado. Só nessa perspectiva e no amor e confiança em Cristo, a JMJ Rio 20013 não se reduzirá apenas a uns dias bonitos de partilha e encontro superficial, que se apaga com o passar do tempo. Não teria nenhum sentido todos os esforços econômicos, materiais, de voluntariado se não tivesse como foco a conversão de corações, que é necessária a todos.

Por isso, rezemos para que todos os jovens e pessoas que participam da JMJ RIO 2013 venham com um coração preparado, como terra fértil capaz de dar frutos abundantes, e que estes frutos permaneçam.

† Orani João Tempesta, O. Cist.
  Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ