terça-feira, 27 de março de 2012

JDJ terá videoconferência com Dom Orani, direto de Roma

Renato Francisco - Jornal Testemunho de Fé





No próximo sábado, dia 31 de março, a Arquidiocese do Rio realizará a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), antecipando a celebração do Domingo de Ramos (este ano será no dia 1º de abril), em que o mundo todo comemora a Jornada Mundial da Juventude em nível diocesano. O evento acontecerá a partir das 14h, em Ipanema.

Todos os anos a JMJ em âmbito diocesano é celebrada no Domingo de Ramos, e com intervalos que podem variar entre dois e três anos são feitos os grandes encontros internacionais. A Jornada de 2012 será a 27ª edição do encontro (a contagem inclui as JMJs diocesanas e os encontros mundiais, desde 1986, com a primeira JMJ em Roma) e tem como lema: “Alegrai-vos sempre no Senhor!” (Fl 4,4).

A celebração da JDJ no Rio está sendo organizada pelo Setor Juventude e pelo Comitê Organizador Local (COL) da JMJ RIO2013.

Segundo o Coordenador de Eventos de Massa da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Padre Omar Raposo, um grande momento da JDJ será a mensagem ao vivo, direto de Roma, que o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, dará aos jovens.

— Além de tudo o que está já previsto pelo Setor Juventude e pelas Paróquias envolvidas, nós teremos também uma entrada ao vivo do Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, direto de Roma, falando com os jovens no Parque Garota de Ipanema. Então, vai ser um momento de emoção, de troca de experiências, com o nosso Arcebispo, podendo dar uma mensagem bonita para todo mundo, destacou Padre Omar.

Dom Orani e todos os responsáveis pelos setores do COL estarão em Roma para uma semana de atividades junto ao Pontifício Conselho para os Leigos, que é o Comitê Organizador Local das JMJs.

Música, fé e saúde unem os jovens
Na concentração para a JDJ, a partir das 14h, na parte central da Praça Nossa Senhora da Paz, o DJ Piedade animará a juventude com muita música. Às 15h, será a vez do bloco Sambadorando tocar para os jovens.

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Fraternidade e Saúde Pública”, também haverá na praça, das 14h às 16h, tendas com jovens da área de saúde atendendo não só a juventude, como também a todos que passarem pela praça. Além disso, também haverá tendas da JMJ Rio2013, onde serão dadas informações e feitas inscrições para voluntários.

A Santa Missa será iniciada às 16h, com a benção dos ramos, tendo como celebrante o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro Dom Nelson Francelino. Em seguida, os jovens seguirão em procissão pelas ruas do bairro e pela orla da praia, em companhia de um trio elétrico com a banda God First, rumo ao Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, onde haverá a continuação da Missa e seu encerramento, por volta das 19h30min.

Logo após a Missa, o evento continuará com os shows da banda Ministério Amor e Adoração e de Eliana Ribeiro, da Canção Nova, que deve terminar por volta das 21h30min.

* Fotos: Leonardo Santos

Fonte: Portal da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro