sábado, 31 de março de 2012

JDJ: ALEGRIA E TESTEMUNHO DE FÉ


O lema escolhido para JMJ em nível diocesano deste ano - "Alegrai-vos sempre no Senhor!" (Fl 4,4) – foi vivido intensamente por milhares de jovens que tomaram as ruas do bairro de Ipanema neste sábado, 31 de março, para a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ).
Jovens de todos os cantos do Rio e até de outras dioceses se uniram para louvar a Deus e experimentar desde agora um pouco do que será a JMJ Rio2013, enchendo de alegria e testemunho de amor a Cristo o caminho por onde passaram.
A JDJ antecipou a celebração do Domingo de Ramos (este ano, em 1º de abril). A concentração aconteceu na parte central da Praça Nossa Senhora da Paz, onde foi dada a bênção dos Ramos e teve início a Santa Missa, presidida pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Nelson Francelino. De lá os jovens seguiram em procissão pelas ruas do bairro e pela orla da praia, em companhia de um trio elétrico com a banda God First, em direção ao Parque Garota de Ipanema, no Arpoador.
Durante o encontro foi exibida uma mensagem do arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, aos jovens. Nela Dom Orani convidou os jovens a serem evangelizadores: “Testemunhem e evangelizem com alegria”. O arcebispo estava em Roma para o Encontro Internacional sobre as JMJs.
“Hoje, é um dia muito especial porque é uma espécie de antecipação do grande evento que é a Jornada Mundial da Juventude de 2013. É um momento de comunhão, de alegria, de partilha. Creio que ao fazer essa caminhada a juventude se torna sacramento dessa alegria que só o Senhor pode dar e ninguém pode tirar. É de importância singular, a comunhão com o Santo Padre, uma antecipação remota daquilo que esperamos celebrar e vivenciar ano que vem. É a esperança, é a força da juventude, que vai com esse simples gesto se tornando missionária por essa cidade do Rio de Janeiro”, afirmou Dom Nelson.
Festa e compromisso
Além dos shows e da animação do encontro feito pelo bloco Sambadorando, pela cantora Eliana Ribeiro, da Canção Nova, e pelo Ministério Amor e Adoração que se apresentou logo após a Santa Missa, os jovens puderam ter acesso a serviços de saúde e a informações sobre a JMJ Rio2013. Muitos deles aproveitaram ainda para se inscrever como voluntários.
Thalissa Magalhães, voluntária do Setor de Hospedagem estava em um dos estandes: “Esperamos tirar as dúvidas e que possamos conseguir mais pessoas para conseguir acolher os peregrinos”.
Para Adam Lopes, da equipe do Setor de Voluntários, o evento foi muito importante já para a construção da Jornada “que não é construída só pelo Comitê. A Jornada é construída por cada um que se dispõe a servir, que se dispõe a orar pela JMJ.”  
Vários grupos de jovens aproveitaram o evento para animar a juventude das suas paróquias. Edinoan de Oliveira, 19, que veio de Ilha do Governador com 12 jovens, afirma que o dia mostrou o potencial da Jornada para os seus amigos. “Eles viram que o jovem de Cristo não é aquele ‘paradão’, triste, mas alegre, que curte o rock in roll que tocou aqui, que dança e sabe ser feliz.” A jovem conta ainda que a alegria tomou conta das ruas de Ipanema. “Vários moradores do bairro nos cumprimentaram, as pessoas nas coberturas davam tchau para a gente, e pessoas nas janelas sacudiam blusas de Nossa Senhora... As pessoas mostraram que conhecem o evento e querem mais”, destacou.
Ao final da celebração os jovens saudaram Bento XVI, entoando palavras como “Benedicto” e “viva o Papa”.
Fonte: JMJ Rio 2013