sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Bate-papo com a arquiteta Camila Tahan sobre o Projeto Jubileu

Camila Tahan

Arquiteta formada pela Universidade Gama Filho, Camila Tahan tem 27 anos e uma larga experiência trabalhando com projetos de interiores. Agora, a jovem paroquiana e coordenadora da Pastoral do Acolhimento assume um dos seus maiores desafios profissionais: elaborar e acompanhar a reforma da Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma e preparar uma nova fachada já para o Jubileu de Ouro (50 anos) da Igreja, que será celebrado no ano de 2016.    





Pastoral da Comunicação: Qual foi a primeira coisa que você pensou para a paróquia ao criar esse projeto? 

Camila Tahan: Quando o Padre Thiago falou sobre a  reforma da Igreja, o desejo de uma nova fachada para o jubileu, eu falei sobre as minhas ideias que venho amadurecendo há muito tempo. Eu tinha visto uma foto preto e branca da antiga capela, e ela era tão linda, que me apaixonei. O novo projeto é um resgate histórico daquela capela. O sino da torre é o sino da capela, nós o encontramos durante uma faxina, colocamos vitrais nas janelas para dar um "ar sacro", as arcadas da fachada dão movimento a fachada, assim como a mistura de materiais. A torre do sino dá a sensação que a Igreja se eleva ao céu. O novo guarda corpo foi inspirado em projetos antigos da paróquia e lembra a Eucaristia. Todos os elementos novos da fachada foram pensados cuidadosamente e tem um significado.


Quais são os maiores desafios para que esse projeto seja executado?

O maior desafio foi, e é a torre do sino. Integrar ele com a fachada, foi difícil, mas acho que o resultado está satisfatório. Na parte estrutura já foi comprovado a viabilidade da estrutura, agora é esperar a obra começar.


O que essa reforma trará de novo para os paroquianos?

Acho que trará um sentimento de renovação, pois mesmo sendo um resgate histórico é também uma renovação que está acontecendo na paróquia, que antes era espiritual agora será fisicamente.


Como é para você poder elaborar esse projeto para a Igreja que faz parte da sua história e da história da sua família?

Eu fico muito honrada em poder ajudar a minha comunidade. Fiquei muito feliz pela confiança que o Padre Thiago depositou em mim e espero ajudar sempre que tiver ao meu alcance.


Nós poderíamos dizer que esse projeto e essa reforma é um dos seus maiores desafios profissionais? Por que?

Sim, é um dos meus maiores desafios, pois são 6 anos trabalhando com projetos de interiores e essa é a primeira vez que eu faço uma fachada. Fazer uma fachada de Igreja para uma comunidade com centenas, milhares de pessoas, é um desafio porque é muito difícil fazer algo que a maioria goste, se identifique com aquele lugar e queira de estar ali, isso é um grande desafio para qualquer arquiteto, e eu espero corresponder a expectativa da 
comunidade.


Texto: Raphael Freire
Projeto: Camila Tahan