quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

“Creio na vida eterna” – o Papa na audiência geral proferiu mensagem para a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe e fez apelo contra a fome recordando a campanha da Caritas


Quarta-feira é dia de audiência na Praça de São Pedro e não obstante o frio que se fazia sentir esta manhã em Roma foram largas dezenas de milhares os peregrinos que marcaram presença neste encontro semanal com o Papa Francisco. O tema da catequese continua a ser o Credo. Hoje a afirmação: Creio na Vida Eterna.

O Credo termina com as palavras: «Creio na vida eterna». Hoje trataremos principalmente do Regresso glorioso de Jesus e do Juízo Final – afirmou o Papa Francisco - que considerou ser um mistério que instintivamente nos causa medo e inquietação, quando, pelo contrário, devia encher-nos de consolação e confiança, como acontecia nas primeiras comunidades cristãs. Estas terminavam suas orações com a súplica «Maranathà – Vinde, Senhor!». 


“A este propósito, o testemunho da primeiras comunidades cristãs ressoa muito sugestivo. Essas, de facto, acompanhavam as suas celebrações e orações com a aclamação Maranathà, uma expressão constituída por duas palavras aramaicas que se podem entender como uma súplica: ‘Vem, Senhor!’ ou então como uma certeza alimentada pela fé: ‘Sim, o Senhor vem, o Senhor está próximo’.”


No final do livro do Apocalipse – lembrou ainda o Santo Padre - essa palavra (Maranathà) aparece nos lábios da Igreja-esposa, que suspira pela hora de ver-se abraçada por Cristo, seu esposo, plenitude de vida e de amor. O Juízo Final servirá para declarar-nos prontos para revestir a veste nupcial da glória de Cristo e entrar no banquete definitivo da comunhão com Deus. Na verdade, a condenação, que nos mete medo e que associamos com o Juízo Final, não se decide no último dia mas em cada instante da nossa vida, como diz São João: «Quem crê em Jesus não é condenado, mas quem não crê já está condenado por não crer no Filho Unigénito de Deus». Somos nós próprios que, com a nossa incredulidade, nos condenamos à exclusão da comunhão com Deus e com os irmãos. O Senhor Jesus deu-Se e continua a dar-Se a nós para nos encher da misericórdia e da graça do Pai. 

“Não nos cansemos, portanto, de vigiar sobre os nossos pensamentos e sobre as nossas atitudes, para saborear, desde agora, o calor e o esplendor do rosto de Deus, que na vida eterna contemplaremos em toda a sua plenitude.”


No final da catequese e já no período das saudações nas várias línguas o Papa Francisco proferiu uma mensagem a propósito da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira de toda a América:

“Amanhã é a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira de toda a América . Nesta ocasião, quero saudar os irmãos e irmãs do continente , e o faço pensando em Nossa Senhora de Tepeyac .

Quando apareceu a São Juan Diego, seu rosto era o de uma mulher mestiça e as suas roupas estavam cheias de símbolos da cultura indígena. Seguindo o exemplo de Jesus, Maria está perto dos seus filhos, como uma mãe carinhosa acompanha o seu caminho, partilha as alegrias e as esperanças, os sofrimentos e as angústias dos homens de Deus, que são chamados a fazer parte de todos os povos da terra .

A aparição da imagem da Virgem na tilma (manto) de Juan Diego era um sinal profético de um abraço, o abraço de Maria a todos os habitantes das vastas terras americanas, que já estavam lá e os que virão depois.

Este abraço de Maria apontou o caminho que sempre caracterizou a América: uma terra onde povos diferentes podem conviver, uma terra capaz de respeitar a vida humana em todas as fases, desde o nascimento até a velhice, capaz de acolher os migrantes assim como os pobres e marginalizados de todas as idades. Uma terra generosa.

Esta é a mensagem de Nossa Senhora de Guadalupe, e esta é a minha mensagem, a mensagem da Igreja. Encorajo todos os habitantes do continente americano a terem os braços abertos como a Virgem Maria, com amor e ternura.

Eu oro por todos vós, queridos irmãos e irmãs em todas as Américas, e peço que orem por mim . Que a alegria do Evangelho esteja sempre nos vossos corações. O Senhor vos abençoe e Nossa Senhora vos acompanhe.”


O Santo Padre saudou também os peregrinos de língua portuguesa dando-lhes a benção por intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira das Américas a cada um dos peregrinos e às suas famílias.


No final da audiência o Papa Francisco lançou um apelo contra a fome e o desperdício de alimentos lembrando a campanha da Caritas Internationalis com o lema: ‘Uma só família humana, alimento para todos’. 

“Ontem a Caritas lançou uma campanha mundial contra a fome e o desperdício de alimentos com o lema: ‘Uma só família humana, alimento para todos’. O escândalo dos milhões de pessoas que padecem de fome não nos deve paralisar, mas empurrar-nos a agir a todos nós, famílias, comunidades e governos para eliminar esta injustiça. O Evangelho de Jesus mostra-nos o caminho: confiarmos na providência do Pai e partilhar o pão quotidiano sem desperdiçar. Encorajo a Caritas a levar em frente este empenho e convido todos a unirem-se a esta onda de solidariedade.”


Fonte: Radio Vaticano