segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

A vida é um caminho e o maior presente é encontrar Jesus: Papa Francisco na Paróquia romana de São Cirilo de Alexandria


Clima caloroso e familiar o que se viveu neste domingo à tarde, na paróquia romana de São Cirilo de Alexandria, aonde se deslocou em visita pastoral o Papa Francisco. 
Antes de presidir a Missa com a administração do Sacramento da Confirmação a nove meninos, teve um encontro com os doentes, com os pais e padrinhos dos baptizados no ano pastoral em curso, e confessou alguns paroquianos. A paróquia, numa zona periférica da cidade, tem uma forte presença de imigrantes. Foi a segunda visita do Papa Francisco a uma paróquia romana, após a que tinha realizado em Maio, à Paróquia dos Santos Isabel e Zacarias.

A vida é um caminho e o maior presente é o encontro com Jesus. É a mensagem simples, mas essencial, que o Papa Francisco deixou a esta Paróquia da periferia de Roma. O Papa Francisco sublinhou repetidamente que Jesus nos ama: "Jesus nos olha com amor, - disse – ama-nos tanto e sempre nos observa". "Encontrar Jesus - acrescentou – significa também deixar-se olhar por Ele". Nós encontramos Jesus nos sacramentos e não só: 

"Quando fazemos boas obras, quando visitamos os doentes, quando ajudamos um pobre, quando pensamos nos outros, quando não somos egoístas, quando somos amáveis ... nestas coisas sempre encontramos Jesus".
Neste caminho os pecados nos atrapalham e desencorajam, mas o Papa Francisco tem palavras de forte e claro encorajamento:

"Mas tu sabes que as pessoas que Jesus mais procurava encontrar eram os mais pecadores, e o censuravam por isso, e as pessoas - as pessoas que pensavam ser justas – diziam: mas este, este não é um verdadeiro profeta! Olha, que óptima companhia que tem! Ele estava com os pecadores ... E Ele dizia: Eu vim para aqueles que precisam de saúde, que precisam de cura, e Jesus cura os nossos pecados".
Jesus cura os nossos pecados, nos assegura o Papa Francisco, perdoa-nos nas Confissões. Em seguida, o convite à coragem:

"Sede corajosos, não tenhais medo. A vida é este caminho. E o presente mais bonito é encontrar Jesus. Em frente, coragem!"
Sob "o olhar belo de Jesus podemos retomar o caminho", assegurou o Papa Francisco acrescentando uma recomendação: "amando-nos como irmãos". Ao fim, uma saudação afectuosa e sincera:

"Agradeço-vos de coração por esta parte de caminho que fizemos juntos. Obrigado pelo vosso acolhimento, pela vossa bondade, pela vossa alegria, e peço-vos que rezeis por mim, porque preciso".



Fonte: Radio Vaticano