sexta-feira, 24 de maio de 2013

Vigília de Pentecostes, veja o que aconteceu


No último sábado, dia 18 de maio, foi realizado em nossa Paróquia a Vigília de Pentecostes. Vários paroquianos compareceram para a Santa Missa que foi celebrada pelo Pároco, Padre Márcio Queiroz.
— Muito importante o nosso testemunho como cristãos, principalmente nos momentos difíceis do dia-a-dia é isso que difere um cristão dos demais, disse o padre durante a homilia.

Logo após o fim da missa, teve início a vigília que contou ainda com a presença de jovens da Paróquia Nossa Senhora da Paz, que participaram pela primeira vez do momento de oração em nossa paróquia.

— Vimos uma publicação na internet sobre a vigília e nos mobilizamos para virem todos. Estamos gostando muito e voltaremos na próxima vez e traremos mais pessoas, disse o membro do grupo Jovem da Paróquia Nossa Senhora da Paz, Thiago Ferreira.
Três pregações foram realizadas ao longo da noite, cujo os tópicos abordados formam: Quem é o Espírito Santo - como foi a abordagem do profeta Joel sobre o Espírito - o tempo em que vivemos é o tempo do Espírito Santo - o Espírito Santo como o cumprimento da promessa do Pai (Pregador Washington Costa); Como veio o Espírito Santo - o que é pentecostes - abordagem encontrada no Antigo Testamento referente à pentecostes - a realidade social e religiosa da época - pentecostes nos dias de hoje - testemunho de vida (Pregadora Priscila Marinho); e Quem era Nicodemos - composição do Sinédrio - não se chega ao conhecimento de Jesus somente pelo intelecto - As consequências de uma vida no Espírito Santo - testemunho de vida (Pregador Beto).


Após as pregações, as pessoas foram divididas em grupos onde puderam partilhar suas impressões e, com isso, uma interação foi criada entre todos. Mas a noite também teve seus momentos de música e animação onde as pessoas puderam dançar e louvar a Deus.



— Houve os momentos decisivos que foram as pregações onde Deus fala e o momento mais forte foi a efusão onde impusemos as mãos sobre as pessoas e clamamos para que o Espírito Santo transbordasse na vida delas. Esse momento foi o mais importante porque o batismo no Espírito Santo é a unção que faz com que o cristão exerça essencialmente, genuinamente e autenticamente aquilo que o Senhor espera de nós enquanto Seu povo, disse Beto, um dos organizadores da vigília e também Coordenador do Setor Juventude da Paróquia.

Ele disse também da importância da participação da comunidade na vigília:

— O ato de estar em vigília já demonstra dedicação e entrega para que Deus haja em nosso espírito. E quando durante as horas da vigília se estabelece o louvor, a escuta da palavra, a partilha entre os irmãos e o momento de efusão, a vigília de pentecostes passa a ter uma enorme importância, pois nos assemelhamos à vivência dos primeiros cristãos, o que de fato é um dos grandes objetivos da igreja, e sendo assim o cristão vivencia em poucas horas uma experiência a qual devemos cultivar sempre comunitariamente, ressaltou Beto.


O grupo de teatro também marcou presença durante a noite encenando a passagem em que o Senhor Jesus “sopra” sobre os demais o Espírito Santo, veja abaixo o vídeo.




Texto: Michel Soares
Revisão: Raphael Freire
Fotos: Michel Soares / Blog N.Sra. da Paz