terça-feira, 14 de maio de 2013

Comunidade de Varginha já se prepara para a visita do Papa Francisco




Após receberem a notícia de que o Papa Francisco ia visitar o bairro de Varginha, no Complexo do Alemão, os voluntários da comunidade já começaram a se preparar para a recepção do Sumo Pontífice. No próximo sábado, dia 18, às 9h, será celebrada uma missa presidida pelo arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local, Dom Orani João Tempesta.
Na última sexta-feira, na Capela São Jerônimo Emiliani, que receberá o papa, a comunidade se reuniu para uma Missa em Ação de Graças pela visita do Santo Padre presidida pároco da Igreja de Nossa Senhora de Bonsucesso de Inhaúma, à pertence a Capela, e diretor do setor de Comunicação, padre Márcio Queiroz.
Segundo o animador do movimento jovem da capela, Everaldo Oliveira, a comunidade já está fazendo uma grande mobilização para acolher o papa, encontrando-se em reuniões e também comunicando-se pelas redes sociais. “É uma alegria receber a JMJ no Rio de Janeiro e é uma alegria maior ainda receber o Papa Francisco. Vê-lo passando na minha comunidade e na minha rua é como dizer que ele esteve no quintal da minha casa. Por isso, estamos preparando os corações da comunidade”, destacou.
Na Capela de São Jerônimo Emiliani, haverá a troca do altar, que será abençoado pelo Papa Francisco. Não é a primeira vez que uma pessoa de grande importância para a Igreja visita a comunidade. Entre os visitantes, quem já esteve lá em 1972 foi Madre Tereza de Calcutá e as irmãs da caridade. Elas deixaram um legado para a comunidade que foi a catequese das crianças. Um ano antes a capela havia sido inaugurada pelo então arcebispo da Arquidiocese do Rio, Dom Eugenio Salles.
Para a voluntária Amanda Santos, que cresceu indo às celebrações na capela, a comunidade está muito animada para a Jornada com a certeza da visita do papa. “A gente está se sentindo bem próximo. Ela já faz parte das nossas vidas”, afirmou.

História da Capela de São Jerônimo Emiliani
A Capela de São Jerônimo Emiliani nasceu de um desejo dos padres somascos (da ordem de São Jerônimo Emiliani) de evangelizar uma comunidade carente, do ponto de vista social e espiritual. Os sacerdotes chegaram da Itália em missão para edificarem uma casa da ordem. Passando pela comunidade, encontraram o desejo de Deus nos moradores de Varginha. Eles participavam das missas em outra comunidade, São Daniel, também localizada em Manguinhos. Foi então que os padres somascos, liderados por padre Libero construíram a capela. A estrutura principal é uma réplica de uma igreja na Itália.
A capela foi inaugurada no dia 19 de Julho de 1971, tendo a presença do então arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Eugenio Salles, e de autoridades da época. Em 1972, Madre Tereza de Calcutá, em sua visita ao Brasil, caminhou pelas ruas da comunidade e visitou casas em palafitas. A partir daí, a comunidade céu espaço para as irmãs da caridade realizarem suas obras, como a evangelização de crianças e visitas a famílias.
Pouco depois, a capela ficou sob responsabilidade da diocese do Rio. No final dos anos 80, a capela passou por transformações no presbitério e teve o espaço aumentado. Recentemente, a Capela de São Jerônimo Emiliani passou por uma reforma dando acabamento e revitalização ao altar e fachada.

Fonte: rio2013.com