segunda-feira, 6 de maio de 2013

Nosso Bolso: Dicas de Economia Doméstica



Muitas pessoas acreditam que o seu dinheiro parece não ser o suficiente para o mês inteiro, e  os problemas com o pagamento das contas acabam sendo inevitáveis. Veja algumas dicas de  economia doméstica para reequilibrar as contas do seu lar.
Para mostrar que isso não é impossível, relacionamos algumas dicas de como ter maior controle na economia doméstica. Confira!
Dica nº 1 – Seus gastos
O primeiro passo, para tentar economizar nos gastos domésticos, é conhecer quais são eles. Saber o que entra e o que sai em relação ao seu dinheiro é uma boa maneira de começar a se “localizar” nos seus gastos.
Dica nº 2 – Compras
Esta dica está relacionada a supermercados, shoppings, feiras, todos os lugares em que você faz compras para o seu lar. O ideal para ter uma boa economia doméstica na hora das compras é fazer um planejamento, ou ao menos uma lista, que o guie quanto ao que realmente precisa comprar e qual o valor máximo a ser gasto nas compras.
Na hora de ir ao supermercado é preciso planejar as compras e não comprar por impulso, e fazer as compras de uma vez, pois quando você faz as compras semanalmente naquele “mercadinho do bairro”, além de não pesquisar e obter o preço mais em conta, acaba gastando mais de seu tempo e dinheiro devido às idas e vindas.
Essa orientação vale também para a ida à Feira. É bom também procurar o preço mais barato e não comprar tudo em um feirante só, pesquisar bastante e encontrar preços melhores é a melhor opção para economizar.
Dica nº 3 – Consumo e uso
O uso da água
Você sabia que uma torneira aberta desperdiça cerca de 40 litros de água por dia? Isso dá mais de mil litros de água por mês. Então, o que podemos fazer para não desperdiçar tanta água? Fechar a torneira enquanto escovamos os dentes e ensaboamos a louça é uma boa atitude de economia, pois evitamos o desperdício de vários litros que vão por ralo abaixo.
Energia elétrica
Economizar na energia elétrica pode parecer uma tarefa bem difícil para muitos não é mesmo? As dicas para economizar na energia elétrica são as seguintes:
• Utilizar lâmpadas fluorescentes que consomem cerca de 80% menos energia;
• Controlar o uso do chuveiro elétrico. Evitar usar a posição “inverno” do seu chuveiro reduz bastante o gasto de energia;
• Evitar deixar acesa a luz de um quarto onde ninguém se encontra é também uma boa maneira de reduzir o gasto de energia;
• Desligar a televisão quando não estiver assistindo.
Fique atento a essas pequenas dicas,  experimente utilizar no seu dia a dia e veja a melhora da sua economia doméstica.