segunda-feira, 20 de maio de 2013

Evangelho: Tudo é possível para quem crê



Tudo é possível para quem crê 

 Mc 9,14-29

[...] A multidão viu Jesus, ficou admirada e correu para saudá-lo. Jesus perguntou: “Que estais discutindo?” Alguém da multidão respondeu-lhe: “Mestre, eu trouxe a ti o meu filho que tem um espírito mudo. [...] Eu pedi aos teus discípulos que o expulsassem, mas eles não conseguiram”. Jesus lhes respondeu: “Ó geração sem fé! Até quando vou ficar convosco? Até quando vou suportar-vos? Trazei-me o menino!” [...] Quando o espírito viu Jesus, sacudiu o menino, que caiu no chão e rolava espumando. Jesus perguntou ao pai: “Desde quando lhe acontece isso?” O pai respondeu: “Desde criança. [...] Se podes fazer alguma coisa, tem compaixão e ajuda-nos”. Jesus disse: “Se podes…? Tudo é possível para quem crê”. O pai do menino exclamou: “Eu creio, mas ajuda-me na minha falta de fé”. Vendo Jesus que a multidão se ajuntava ao seu redor, repreendeu o espírito impuro: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: sai do menino e nunca mais entres nele”. O espírito saiu, gritando e sacudindo o menino. Este ficou como morto, tanto que muitos diziam: “Morreu!” Mas Jesus o tomou pela mão e o levantou; e ele ficou de pé. Depois que Jesus voltou para casa, os discípulos lhe perguntaram, em particular: “Por que nós não conseguimos expulsá-lo?” Ele respondeu: “Essa espécie só pode ser expulsa pela oração”.