quarta-feira, 17 de abril de 2013

Missa encerra as comemorações dos 100 dias rumo à JMJ Rio2013




Com grande expectativa pela chegada da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), o Comitê Organizador Local (COL) vem realizando desde a última sexta-feira, 12 de abril, o evento “100 dias rumo à JMJ”. Nesta terça-feira, dia 16, as comemorações foram encerradas com uma Missa na Capela São Miguel Arcanjo, localizada na comunidade da Mandela, no Complexo de Manguinhos.

A Celebração Eucarística foi presidida pelo Secretário Executivo da JMJ Rio2013, Monsenhor Joel Portella Amado, que representou e trouxe a benção do Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, que está participando da 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida, São Paulo.

Concelebrada pelos sacerdotes que fazem parte do Comitê Organizador Local, a Missa contou também com a presença não só de fiéis da Capela, mas também de toda a Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, de membros do COL e de voluntários nacionais e internacionais. O Diretor de Comunicação da JMJ Rio2013 e Pároco local, Padre Marcio Queiroz, deu as boas-vindas a todos.

— É com grande alegria que nós acolhemos na nossa comunidade paroquial esse último evento que fecha as celebrações em preparação para a JMJ Rio2013. Hoje, temos a graça de ter aqui, além da comunidade, jovens voluntários que trabalham no COL e diretores responsáveis pelos diversos setores. Dom Orani, que está participando da Assembleia dos Bispos, nos enviou a sua benção e comunicou que numa oportunidade breve virá nos visitar; então, para nós, é uma grande honra poder celebrar a Eucaristia com todos vocês, disse o Sacerdote.

Transmitida ao vivo pela Rádio Catedral FM106,7, ainda no início da Missa Monsenhor Joel Portella destacou outra motivação importante para a celebração:

— Estamos aqui para celebrar em Ação de Graças pela Jornada Mundial da Juventude, e, como recebemos este dom do nosso querido Papa Emérito, Bento XVI, hoje também celebramos o seu
aniversário natalício; por isso, nos reunimos nesta grande celebração em ação de graças para rezar também por ele, afirmou.

Durante a homilia, o Secretário Executivo da JMJ Rio2013 falou sobre o verdadeiro significado da Jornada Mundial da Juventude e do legado que ela deixará para a cidade do Rio de Janeiro.

— A JMJ não é uma procissão que termina numa quermesse paroquial, ela é um encontro de irmãos na fé, que, vindos dos mais diversos lugares do mundo, proclamam aquilo que é fundamental: Jesus Cristo é o Senhor e nós somos discípulos deste mestre. (...) Cada lugar traz em si as suas características próprias e, de algum modo, toda a cidade acaba sendo coberta pela JMJ, pois ela não é um evento que se restringe nem a Copacabana e nem a Guaratiba. A Jornada deve e vai acontecer em todo o Rio de Janeiro. Onde houver um cristão, ali a JMJ deve acontecer. (...) As pessoas, às vezes, não compreendem a JMJ e ficam preocupadas. Com isso, deixam de olhar a presença do Senhor Ressuscitado e, além disso, não enxergam os inúmeros legados que a JMJ deixará. Não tenho medo de dizer que a Jornada vai deixar um imenso legado de paz, que passa por cima das diferenças culturais, idiomas e dificuldades que cada um sofre. Também um legado social e ecológico, além de muitos corações generosos, amizades e recursos para a cidade, ressaltou Monsenhor Joel.

O Sacerdote exortou os fiéis dizendo que nada na vida se constrói sem empenho e esforço. Falou ainda que não se constrói uma JMJ sem dificuldades, lutas, sonhos e sacrifícios.

— (...) Não tenhamos medo até de dar a vida pela JMJ. Quando nós contemplamos hoje, aqui nesta comunidade, a relíquia de João Paulo II – uma gota do sangue do Beato –, contemplamos desse sangue que é a JMJ. Precisamos ouvir a Palavra de Deus e dizer: “Foi bom seguir o caminho de João Paulo II; Eu quero seguir o caminho corajoso de Bento XVI; E eu quero estar com o Papa Francisco na sua simplicidade”. São três exemplos dentre tantos testemunhos e nós não podemos desanimar, pois o Rio pode não ter a estrutura que outras cidades do mundo têm, mas o Rio tem o carinho e o acolhimento de cada carioca, tem o coração de cada cristão que, assim como o Cristo Redentor, ama a todos de braços abertos, disse.

Um coral com voluntários nacionais e internacionais animou a celebração. No final da Missa, em homenagem ao Papa Emérito Bento XVI, que faz aniversário nesta terça-feira, o parabéns foi cantado em várias línguas: polonês, italiano, francês, alemão, espanhol e, é claro, em português. 

Nesta quarta-feira, 17 de abril, a Jornada Mundial da Juventude Rio2013 será tema de discussão da 51ª Assembleia dos Bispos do Brasil, em Aparecida.

* Fotos: Comunicação JMJ Rio2013