domingo, 21 de abril de 2013

4º Domingo da Páscoa - Ano C - 21 de Abril



Livro dos Actos dos Apóstolos 13,14.43-52. 

Naqueles dias, Paulo e Barnabé deixaram Perga e, caminhando sempre, chegaram a Antioquia da Pisídia. A um sábado, entraram na sinagoga e sentaram-se. 
Depois da reunião, muitos judeus e prosélitos piedosos seguiam Paulo e Barnabé, os quais, nas suas conversas com eles, os exortavam a perseverar na graça de Deus. 
No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra do Senhor. 
A presença da multidão encheu os judeus de inveja, e responderam com blasfémias ao que Paulo dizia. 
Então, desassombradamente, Paulo e Barnabé afirmaram: «Era primeiramente a vós que a palavra de Deus devia ser anunciada. Visto que a repelis e vós próprios vos julgais indignos da vida eterna, voltamo-nos para os pagãos, 
pois assim nos ordenou o Senhor: Estabeleci-te como luz dos povos, para levares a salvação até aos confins da Terra.» 
Ao ouvirem isto, os pagãos encheram-se de alegria e glorificavam a palavra do Senhor; e todos os que estavam destinados à vida eterna abraçaram a fé. 
Assim, a palavra do Senhor divulgava-se por toda aquela região. 
Mas os judeus incitaram as senhoras devotas mais distintas e os de maior categoria da cidade, desencadeando uma perseguição contra Paulo e Barnabé, e expulsaram-nos do seu território. 
Estes, sacudindo contra eles o pó dos pés, foram para Icónio. 
Quanto aos discípulos, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo. 

Livro de Salmos 100(99),2.3.5. 


Aclamai o Senhor, toda a terra; 
Servi ao Senhor com alegria,   
vinde à sua presença com cânticos de júbilo! 

Sabei que o Senhor é Deus;   
foi Ele quem nos criou e nós pertencemos-lhe,   
somos o seu povo e as ovelhas do seu rebanho. 

O Senhor é bom! 
O seu amor é eterno!   
A sua fidelidade estende-se de geração em geração. 



Livro do Apocalipse 7,9.14b-17. 


Eu, João, vi uma multidão enorme que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé com túnicas brancas diante do trono e diante do Cordeiro, e com palmas na mão. 
Eu respondi-lhe: «Meu senhor, tu é que sabes.» Ele disse-me: «Estes são os que vêm da grande tribulação; lavaram as suas túnicas e as branquearam no sangue do Cordeiro. 
Por isso, estão diante do trono de Deus e servem-no, noite e dia, no seu santuário, e o que está sentado no trono abrigá-los-á na sua tenda. 
Nunca mais passarão fome nem sede; nem o sol nem o calor ardente cairão sobre eles, 
porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará e conduzirá às fontes de água viva; e Deus enxugará todas as lágrimas dos seus olhos.» 

Evangelho segundo S. João 10,27-30. 


Naquele tempo, disse Jesus: «As minhas ovelhas escutam a minha voz: Eu conheço-as e elas seguem-me. 
Dou-lhes a vida eterna, e nem elas hão-de perecer jamais, nem ninguém as arrancará da minha mão. 
O que o meu Pai me deu vale mais que tudo e ninguém o pode arrancar da mão do Pai. 
Eu e o Pai somos Um.»