domingo, 28 de abril de 2013

5º Domingo da Páscoa - Ano C - 28/04/13



Livro dos Actos dos Apóstolos 14,21b-27. 

Naqueles dias, Paulo e Barnabé voltaram a Listra, a Icónio e a Antioquia. 
Fortaleciam a alma dos discípulos, encorajavam-nos a manterem-se firmes na fé, porque, diziam eles: «Temos de sofrer muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus.» 
Depois de lhes terem constituído anciãos em cada igreja, pela imposição das mãos, e de terem feito orações acompanhadas de jejum, recomendaram-nos ao Senhor, em quem tinham acreditado. 
A seguir, atravessaram a Pisídia, chegaram à Panfília e, 
depois de anunciarem a palavra em Perga, desceram a Atália. 
De lá, foram de barco para Antioquia, de onde tinham partido, confiados na graça de Deus, para o trabalho que agora acabavam de realizar. 
Assim que chegaram, reuniram a igreja e contaram tudo o que Deus fizera com eles, e como abrira aos pagãos a porta da fé. 


Livro de Salmos 145(144),8-9.10-11.12-13ab. 


O Senhor é clemente e compassivo, 
é paciente e misericordioso. 
O Senhor é bom para com todos, 
a sua misericórdia se estende a todas as criaturas, 

Graças vos dêem Senhor, todas as criaturas 
e bendigam-vos os vossos fiéis.  
Proclamem a glória do vosso reino   
e anunciem os vossos feitos gloriosos. 

Para darem a conhecer aos homens o vosso poder, 
a glória e o esplendor do vosso reino.
O teu reino é um reino para toda a eternidade 
e o teu domínio estende-se por todas as gerações. 



Livro do Apocalipse 21,1-5a. 


Eu, João, vi, então, um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham desaparecido e o mar já não existia. 
E vi descer do céu, de junto de Deus, a cidade santa, a nova Jerusalém, já preparada, qual noiva adornada para o seu esposo. 
E ouvi uma voz potente que vinha do trono e dizia: «Esta é a morada de Deus entre os homens. Ele habitará com eles; eles serão o seu povo e o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. 
Ele enxugará todas as lágrimas dos seus olhos; e não haverá mais morte, nem luto, nem pranto, nem dor. Porque as primeiras coisas passaram.» 
O que estava sentado no trono afirmou: «Eu renovo todas as coisas.» E acrescentou: «Escreve, porque estas palavras são dignas de fé e verdadeiras.» 

Evangelho segundo S. João 13,31-33a.34-35. 


Depois de Judas ter saído, Jesus disse: «Agora é que se revela a glória do Filho do Homem e assim se revela nele a glória de Deus. 
E, se Deus revela nele a sua glória, também o próprio Deus revelará a glória do Filho do Homem, e há-de revelá-la muito em breve.» 
«Filhinhos, já pouco tempo vou estar convosco. Haveis de me procurar, e, assim como Eu disse aos judeus: 'Para onde Eu for vós não podereis ir', também agora o digo a vós. 
Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei. 
Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros.»