terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Catequeses rumo à JMJ Rio2013: momento de fé e homenagens a Bento XVI




Por: Comunicação JMJRio2013

Em meio às saudações e palavras de amor direcionadas ao Papa Bento XVI, na manhã de hoje, 23 de fevereiro, jovens de todas as partes do Rio experimentaram um momento profundo de formação e convivência fraterna, com corações cheios de expectativas pelo que Deus tem reservado para eles a partir de 23 de julho durante a Jornada. Foram as “Catequeses Rumo à JMJ Rio2013”, que aconteceram em oito pontos da cidade e em uma das subsedes, Duque de Caxias.

Em cada vicariato foi escolhido um local onde os jovens estiveram reunidos para as Catequeses, com exceção do Vicariato Oeste, onde as Catequeses foram realizadas em dois locais diferentes.  Em todos eles houve uma reflexão sobre a Campanha da Fraternidade (CF) 2013 – que neste ano tem com o tema “Fraternidade e Juventude” e como lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8) – testemunhos, momentos de partilha e missa. 

Bento XVI e a juventude
Na Paróquia Nossa Senhora de Copacabana, no bairro de Copacabana, ficou lotada ao receber a Catequese no Vicariato Sul, que teve a presença do arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local, Dom Orani João Tempesta.

O momento de formação foi conduzido pelo diretor do Setor Preparação Pastoral, Padre Leandro Lenin. Ele falou sobre Bento XVI e as três virtudes que ele nos ensinou com a sua renúncia ao papado: a humildade, a fé e a coragem. E também interrogou os presentes:

- Ele fez isso pelo bem da Igreja. E você, o que está disposto a fazer?
Para o sacerdote, não devemos ficar cansados pelo turbilhão de atividades que temos até julho, porque eles são só uma parte do que é a JMJ.

- Devemos estar bem amparados pelo sentimento de sermos pessoas melhores, paróquias melhores, depois da Jornada, destacou.

Em resposta às reflexões propostas pelo padre, todos cantaram embalados pela canção “Eis-me aqui, Senhor”. A equipe de comunicação do COL gravou um vídeo com os presentes (isso foi feito também nos outros pontos de catequese) cantando “Somos tua juventude, Benedictus” e o aclamaram com palmas gritando “Benedetto”. O vídeo fará parte de um especial que será enviado a Roma e entregue a Bento XVI como expressão da gratidão da juventude brasileira pelo seu pontificado.

- Essa Jornada nos chama a ser povo de Deus. Somos uma única família, a família de Deus, afirmou Dom Orani.
O arcebispo falou ainda sobre o quanto Bento XVI fez por todos os cristãos e pela Igreja:
- Somos testemunhas de tudo o que Bento XVI fez e apesar de tudo, ele sempre retribuiu com o bem, anunciando a vida e o amor de Deus.

 Preparando os corações para a JMJ

Na Paróquia de Sant’Ana, em Campo Grande, no Vicariato Oeste1, a animação não foi diferente.  Segundo Felipe Machado Huguenin coordenador de catequese da paróquia, “a catequese funcionou como um grande treinamento em preparação para a Jornada”. Para Luciana dos Santos Alves, responsável pelo setor catequese do Vicariato Oeste 1, “as pessoas estavam precisando dessa vivência de Jornada. O brasileiro não tinha essa cultura, então conforme você vai participando, vai entrando no espírito ‘jornadeiro’”.

O bispo auxiliar do Rio, Dom Roque Costa conduziu a reflexão e presidiu a missa.
- Devemos realizar o amor de Deus na nossa vida e na vida do nosso irmão. Eis aí a dinâmica da nossa vida, disse ele.

* Fotos: Carlos Moioli