sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Festival de presépios: a paz contida no nascimento de Cristo

Raquel Araujo




Uma das tradições mais antigas do Natal, o presépio recria a verdadeira essência desta época do ano: o nascimento de Jesus. E foi neste clima natalino que a quarta edição do Festival de Presépios foi inaugurada oficialmente, na noite deste domingo, 2 de dezembro. Feitos de materiais recicláveis, de rótulos de refrigerante ou de argila, as obras prometem chamar a atenção de cariocas e turistas, sem esquecer a mensagem contida na vinda do Salvador.
Em vários bairros da cidade e, principalmente, no espaço do Jardim de Alah, em Ipanema, os presépios estarão em exposição até o dia 25 de dezembro. Ao todo são 21 obras expostas no Jardim de Alah e outras 19 espalhadas em locais como: Parque de Madureira, Cidade de Deus, Rocinha, entre outros.

Uma das novidades deste ano é a presença de uma imagem de São Francisco de Assis, de três metros e meio de altura. O Santo, que foi o primeiro a construir um presépio, está localizado logo à entrada da exposição. Para a organizadora do evento, Tânia Lemos, o Festival vem para unir toda a cidade para o Natal.

— Queremos sempre integrar a cidade com os presépios e levar essa mensagem de paz, garantiu.

Participando pela primeira vez do Festival de Presépios, Cláudia Quintino levou sua filha para ver a exposição. Segundo ela, esta é uma oportunidade de prestigiar a arte e, ao mesmo tempo, conhecer melhor a história de Cristo.

— Soube que teria a abertura do Festival e resolvi vir. Achei tudo muito bonito. É um lazer para as crianças e, a partir desta ideia de diversão, elas acabam conhecendo um pouco da arte e começam a ter essa experiência com o nascimento de Jesus, opinou.

Ao lado esquerdo da entrada do Jardim de Alah, um presépio se destaca pelo material usado em sua composição. Quem olha o presépio do artista plástico, Paulo Ferreira pode não entender logo de inicio toda a mensagem contida em sua obra. Feito de jornal, o presépio chama a atenção pela riqueza de detalhes no formato dos olhos, nariz e mãos das esculturas. Os exemplares de jornais escolhidos para a composição, segundo o próprio autor, que também é conhecido como “O mágico do Papel”, não foram em vão. Todas as edições utilizadas retratam a pacificação no Complexo do Alemão. Ao mesmo tempo em que exala arte, o presépio é uma critica construtiva às noções de paz nas comunidades.

— Eu poderia ter pintado o presépio colorido, mas perderia a finalidade do que eu pensei para ele. Todas as notícias contidas no presépio são sobre a pacificação no Rio. Meu presépio é também uma critica construtiva: o Rio não precisava chegar onde chegou para que os governantes vissem essa necessidade da pacificação. O que faltava na comunidade não era apenas a policia entrar, mas o governo entrar, através da limpeza, conservação, afirmou.


Morador da comunidade de Manguinhos, Paulo já havia concorrido na segunda edição do Festival de Presépios e foi convidado a participar novamente. A sustentação das esculturas é feitas de restos de materiais de construção. Como resultado, o que se vê é Maria e José ajoelhados junto a Jesus, na manjedoura, e, em segundo plano, um Rei Mago admirando o menino. A expressão singular de Maria, segundo Paulo é inspirada em sua própria mãe, falecida há pouco tempo. O artista ressaltou que a mensagem central do seu presépio é a paz.

— Há 2012 anos um homem também tentou trazer a paz ao mundo. Mas uma paz diferente, através da conversão de atitudes e ações, que eu acho que é o mais importante, concluiu.

Quem for ao Jardim de Alah pode votar no presépio mais bonito, através de uma urna instalada no próprio local. Este ano, porém, além da votação popular, haverá uma segunda votação, onde especialistas irão escolher o melhor presépio.

Com o tema “A Tradição do Natal”, o espaço do Jardim de Alah concentrará os presépios, além de atividades e shows gratuitos para toda a família. A Vila do Papai Noel traz uma estrutura especial, que inclui um Papai Noel de cinco metros de altura. Os visitantes poderão ainda conhecer a Casa do Papai Noel, a Cozinha da Mamãe Noel, a Fábrica de Brinquedos, o Correio do Papai Noel e a Igreja do Pólo Norte.


* Fotos: Bruno Guarisco
* Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro