segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Nosso Bolso: Pipocas: Boas,benéficas e baratas.

Apesar de muitas vezes vir acompanhada por vilões da saúde e boa forma, como manteiga, caramelo ou produtos químicos na versão para microondas, novos estudos mostram que a pipoca é um superalimento, além de ser barata, de fácil e rápido preparo, além de estar disponível em quase todos os lugares do mundo.

O pesquisador pioneiro em análise nutricional de alimentos comuns, Ph.D Joe Vinson, explicou que os polifenóis, descobertos na década de 90 como arma antienvelhecimento, são muito mais concentrados na pipoca, que tem em média 4% de água na sua composição. No caso de milho mais fresco, a quantidade de água que dilui este tipo especial de antioxidante é de 90%.

O novo estudo descobriu que a quantidade de polifenóis encontrada na pipoca era maior que 300 mg por porção, comparada a 114 mg por uma porção de milho verde e 160 mg em uma porção de frutas. Além disso, a pipoca fornece em uma porção cerca de 13% da taxa diária de polifenóis recomendada por pessoa nos Estados Unidos. Além disso, é um cereal integral.

Sobre as descobertas em torno da pipoca, Vinson afirma: “A pipoca pode ser um lanche perfeito, já que é o único deste tipo 100% integral e sem processamento industrial. Todos os outros grãos são processados e diluídos com outros ingredientes e apesar de serem chamados ‘integrais’, isso significa que cerca de 51% do produto é, de fato, o cereal integral. Uma porção de pipoca fornece mais que 70% da recomendação diária de cereais integrais. Uma pessoa comum consegue apenas meia porção de cereais integrais por dia e a pipoca pode preencher este vazio de um jeito muito agradável”.

A ressalva: Cuidado com o tipo de pipoca que você come. Pipoca de cinema, pipoca doce, pipoca de microondas e  afins podem se tornar pesadelos nutricionais pelas grandes quantidades de manteiga, margarina, açúcar e xarope de milho. (Uma pipoca pequena em um cinema norte-americano pode chegar a ter 670 calorias - o mesmo que uma Pizza Hut de pepperoni individual).

Um pacote de pipoca de microondas contem cerca de 43% de gordura, além de outros possíveis ingredientes nocivos à saúde. Pipocas feitas na pipoqueira têm a menor quantidade de calorias, seguida pelas pipocas caseiras feitas com óleo.

* Com informações do Tree Hugger