quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Agentes da Pascom se formam na PUC-Rio

Raphael Freire 
No último domingo, dia 26 de agosto, 38 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) dos Vicariatos Leopoldina, Norte e Suburbano receberam o Certificado de Conclusão do Curso de Extensão: “Comunicação, Igreja e Sociedade”, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Em parceria com a Arquidiocese do Rio, através do Vicariato para a Comunicação Social (VICOM), esta foi a primeira vez que a Coordenação Central de Extensão da Universidade emitiu os certificados para os agentes da Pascom, reafirmando, junto aos membros da pastoral, o compromisso com a qualificação profissional também daqueles que transmitem a verdade do Evangelho.

Uma Missa foi presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Campus da Gávea. O Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação, Padre Márcio Queiroz, concelebrou a Eucaristia, que contou também com a presença de professores do Departamento de Comunicação Social, familiares e amigos dos formandos.

— Fico muito feliz de ver esse bonito entrosamento entre a vida acadêmica e a Igreja. Parabenizo os formandos dos três vicariatos pelo aprofundamento e creio que cada um que recebe esse certificado não recebe só um comprovante de participação, mas assume um compromisso de trabalhar na comunicação da sua paróquia, do seu vicariato, da nossa Arquidiocese e da Igreja. Hoje, nós temos tantas questões pra serem discutidas no meio virtual e cabe a nós trabalharmos para que reine a Luz da Verdade e para que possamos divulgar aquilo que realmente constrói uma sociedade melhor, disse Dom Orani.

De acordo com a professora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, Alessandra Cruz, esta também foi a primeira vez que o curso teve suas aulas de texto, fotografia, TV e rádio focadas na produção de conteúdo para a internet. Ainda de acordo com a professora, 22 paróquias foram atendidas e criaram novos sites, novas páginas na internet, com o objetivo de melhorar a comunicação que cada uma delas já vinha fazendo.

A professora de radiojornalismo da Universidade, Lilian Saback, falou sobre a experiência de formar os agentes da Pascom destacando que cada grupo traz uma reflexão diferente.

— Hoje em dia, com a tecnologia, você encontra alunos que mesmo que não tenham passado por uma faculdade ou tenham feito algum curso técnico já trazem alguma familiaridade com essa necessidade da comunicação e de como vai utilizar esses mecanismos para passar alguma informação. Esse curso foi muito interessante porque eu ensinei como fazer um podcast para rádio, que é uma tecnologia simples, que cada um pode fazer. Nós tivemos muito pouco tempo, mas senti que os alunos entenderam rapidamente e o bacana foi ver que logo depois eles estavam praticando e querendo fazer uso daquela nova ferramenta. Digo para eles a mesma coisa que falo para os meus alunos regulares: a questão da comunicação deve estar o tempo todo com vocês e o importante é não desistir. O mundo está mudando, a Igreja está ai e eles têm que continuar comunicando a Palavra de Deus fazendo uso dessas novas tecnologias, destacou Lilian.

O Coordenador da Pascom na Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, em Bonsucesso, Michel Soares, destacou que o curso possibilitou a troca de experiências entre as Pastorais da Comunicação de diversas paróquias.

— Foi muito bom participar do curso, pois ele nos deu a oportunidade de aprender a utilizar as novas ferramentas, que poderemos utilizar no serviço da Pascom. Foi cansativo, pela carga horária, mas, ao mesmo tempo, motivador, porque conhecemos os agentes da Pascom de outras paróquias e essa troca de experiências só tem a acrescentar, contou.

Para Alba Moraes, da Paróquia Divino Espírito Santo e São João Batista, no Maracanã, os cursos oferecidos pela PUC-Rio em parceria com a Arquidiocese do Rio só vêm enriquecendo o trabalho da Pastoral da Comunicação.

— As aulas foram muito boas e eu destacaria a sequência de cursos que o Projeto Comunicar vem promovendo há bastante tempo para a comunidade em geral e para a Pastoral da Comunicação de nossa Arquidiocese. Uma amiga fez o curso específico para a criação de jornais e blogs, outro colega já havia feito um curso de cinema e vídeo, e agora eu fiz esse curso que foi mais voltado para sites. Então, é tudo um conjunto e, por conta disso, a nossa Pascom vem evoluindo. Cada vez mais, nós estamos nos especializando e estamos conseguindo aprender novas técnicas e como usá-las de maneira eficiente nas novas mídias, concluiu.

* Fotos: Carlos Moioli
* Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro