segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Cinquenta anos sob a proteção de São José

Raphael Freire 
Cinquenta anos sob a proteção de São José. Esta era a frase que todos os moradores e fiéis da comunidade Parque Oswaldo Cruz – Amorim –, em Manguinhos, traziam em seu coração durante a celebração do Jubileu de Ouro da Capela São José, realizada no último domingo, dia 19 de agosto. O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu a Eucaristia, que foi concelebrada pelo Pároco, Padre Márcio Queiroz, e que contou com o auxílio do Diácono Vicente Silva.

As celebrações pelos 50 anos da Capela tiveram início no dia 9 de agosto, com uma Missa presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio Dom Nelson Francelino, que realizou, enquanto era seminarista, seu trabalho pastoral na comunidade. Durante os dias que antecediam a comemoração do Jubileu de Ouro, um novenário foi realizado e contou com a presença de 9 sacerdotes que fizeram parte da história da Capela.

— Esses dias de celebrações e festas foram um período muito abençoado. Gostamos muito de realizar as comemorações do cinquentenário da Capela e todos os padres que passaram por aqui elogiaram a nossa comunidade e o zelo que nós temos pela nossa Igreja. Foi uma semana de muito trabalho, mas também de muita oração e intercessão por todos para que nossa missão de evangelizar continue, disse a Coordenadora da Capela São José, Maria das Graças Vargas.

Pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, em Bonsucesso, a Capela São José teve sua Pedra Fundamental colocada no dia 19 de agosto de 1962, pelas mãos do então Padre João Victoriano Barreto de Alencar (Monsenhor Barretinho), falecido aos 94 anos, em fevereiro deste ano. Outro momento importante destacado pelos fiéis foi a consagração do altar, realizada no dia 19 de março de 2006, pelo então Bispo Auxiliar Dom Dimas Lara Barbosa. Durante a Missa, Dom Orani parabenizou a comunidade pelo trabalho e exortou os fiéis para que continuem criando novas formas de evangelização.

— Muitos trabalhos já foram realizados aqui na Capela e o importante é dar continuidade. Sabendo um pouco mais da história da comunidade e das pessoas que tiveram sua presença aqui, algumas continuando, outras já falecidas, outras começando, é que o dinamismo deve continuar cada vez mais, não tendo só as celebrações, mas também a missão, visitando as famílias, os círculos bíblicos, as redes de comunidades, para que a Palavra de Deus chegue a todos os católicos que residem aqui, no diálogo com os outros irmãos cristãos e não cristãos. (...) Que Deus dê a vocês essa alegria de poder comemorar os 50 anos e dê também o dom da perseverança, fazendo com que continuem esse trabalho missionário e de evangelização. Eu espero que a comunidade fique cada vez mais bonita e cheia da graça de Deus, das coisas bonitas da própria vida, enfeitando esse mundo com a vida nova, com os corações novos, esse coração cada vez mais dedicado ao Senhor. Parabéns pelos 50 anos e que Deus continue dando esse dom da perseverança, da alegria e da fé a cada um de vocês, desejou o Arcebispo do Rio.

Alegre com a visita do Pastor, o Pároco, Padre Márcio Queiroz, agradeceu pela presença de Dom Orani e destacou que a celebração marcava não só o cinquentenário da Capela, mas também os frutos do trabalho de diversas pessoas.

— A celebração de hoje é fruto de um trabalho de Igreja, de um trabalho de comunidade, que é perseverante e fiel ao projeto de Deus, e que, apesar de algumas limitações que fazem parte da própria caminhada, permanece fiel, fortalecida cada vez mais pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, afirmou o Sacerdote.

A Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão e Membro da Escola de Evangelização Santo André – Kekako –, Josete dos Santos Lima, que coordenou a Capela São José durante 20 anos, falou sobre a experiência do período em que estava à frente do trabalho na comunidade.

— Às vezes me perguntava o porquê desta missão, mas deixei o Espírito Santo guiar-me. Mais tarde, descobri algumas providências de Deus: meus pais casaram-se no Dia de São José e, além disso, meu nome Josete, é composto por José no início. (...) Hoje agradeço a Deus e à família que tive, que por mais breve que foi sua estada na terra, foi o alicerce de tudo o que sou hoje. Deus, pela intercessão de São José, deu-me a graça de ser considerada no meu trabalho e aqui na comunidade como uma mãezona, assim como São José foi um grande pai para Jesus e é para nós, ressaltou Josete.

Após a Celebração Eucarística, Dom Orani descerrou a placa comemorativa do Jubileu de Ouro da Capela São José e uma grande confraternização, com direito a um bolo gigante, foi realizada na comunidade.

No final do livro comemorativo pelo cinquentenário da Capela São José, a paroquiana Rosane Paulino, que frequenta a Igreja desde a sua infância, destacou o sentimento de toda a comunidade:

“Estamos orgulhosos por termos chegado até aqui e conseguido tudo o que temos com muita luta e dedicação de todos. É muito bom poder lembrarmos como era e como está nossa Capela, das pessoas que passaram por aqui, deixando sua marca, e que hoje não se encontram mais entre nós... E também, daquelas que não moram mais na comunidade e mesmo assim continuam nos visitando e contribuindo para que a Capela cresça cada vez mais. Agradecemos, acima de tudo, a Deus e também aos filhos, netos, bisnetos dessas pessoas que hoje dão continuidade ao sonho e ao trabalho de um grupo de fiéis que tanto se empenhou para dar início a nossa Capela. Parabéns a nós, comunidade do Amorim, por comemorarmos, juntos, os 50 anos de caminhada sob a proteção de São José”.

* Colaboração: Tays Paulino

* Fotos: Winicius Mendes – Pascom Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma