quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Arquidiocese cria site com informações sobre ações sociais

Raphael Freire 
Em seu artigo intitulado “Pastoral Social e Filantropia” – publicado no Portal da Arquidiocese no último dia 30 de julho – o Vigário Episcopal para a Caridade Social, Cônego Manuel Manangão, afirmou que a Igreja, no exercício de sua missão de revelar a presença do Reino de Deus no mundo, há muito tempo vem atuando na área da assistência social. De acordo com o sacerdote, “ela está sempre disponível para acolher, orientar, ajudar e prestar auxílio a quantas pessoas a procurarem nos momentos mais difíceis e, assim, a Igreja vai criando atividades que visam melhorar a vida das pessoas”.

Tendo como base esta afirmação, a Igreja Católica no Rio de Janeiro mais uma vez reafirma concretamente o seu compromisso com a dignidade e a promoção da pessoa humana criando um banco de dados com informações sobre a rede de ações sociais da Arquidiocese. O objetivo do site (www.social-paroquias.org.br) é contribuir para facilitar o trabalho de promoção social e humana nas paróquias como explica a superintendente do Banco da Providência, Clarice Linhares, que faz parte do grupo gestor do projeto.

— A ideia de criar esse banco de dados surgiu da necessidade de fazer um trabalho social mais integrado entre as paróquias da Arquidiocese do Rio de Janeiro, pois o trabalho é extremamente rico e, às vezes, uma paróquia não sabe exatamente o que a outra está fazendo. Hoje em dia a forma mais fácil e eficaz de trabalhar essa integração é você ter um banco de dados na web porque ele pode ser acessado de qualquer lugar, então hoje nós apresentamos em primeira mão o site à Dom Orani, aos bispos auxiliares e aos vigários episcopais que gostaram muito e aprovaram o trabalho podendo o mesmo ser divulgado para todo o mundo, disse Clarisse.

Com o apoio total do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, o grupo gestor do projeto é coordenado pelo Vigário Episcopal para a Caridade Social, Cônego Manuel Manangão, e tem como parceiros a Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, o Banco da Providência e da Pastoral do Menor. De acordo com Clarisse Linhares, o projeto já vem sendo desenvolvido há aproximadamente um ano, paralelamente ao trabalho que já foi feito de capacitação das lideranças em cima da nova Lei da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

— Outro fator que contribuiu para o surgimento desse banco de dados com certeza foi à necessidade de uma informação mais ágil e mais rápida. Nós fomos criando esse instrumento para facilitar a ação dessa liderança comunitária capacitada que trabalha nesse sentido da promoção humana, destacou a superintendente do Banco da Providência.

No site, o internauta terá acesso a três áreas específicas: Paróquias, onde poderá obter informações de fácil acesso sobre os vicariatos, paróquias, capelas, pastorais e suas ações; Serviços, área em que encontrará informações dos serviços das áreas social, de saúde e de educação realizados nas paróquias; E Rede, onde o internauta terá acesso não só as ações feitas pela Arquidiocese do Rio, mas feitas pela rede da Igreja Católica e também pelas instituições que fazem parte da rede de serviços, por exemplo, o endereço das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), dos hospitais, os links com as escolas municipais e estudais, entre outros serviços.

— Isso vai facilitar demais essa legião de pessoas que trabalham voluntariamente nas paróquias e que fazem esse trabalho social. Esse banco de dados vai ser um instrumento super poderoso de informação que facilitará o trabalho da liderança comunitária e nós acreditamos que essa iniciativa será um grande facilitador para as ações sociais da Arquidiocese. Eu, particularmente, acho que a Igreja está sempre na vanguarda e afirmo que não existe um banco de dados como esse. É mais um serviço que a Arquidiocese do Rio de Janeiro está também prestando para a sociedade como um todo, concluiu Clarice Linhares.

Acesse e conheça o site: www.social-paroquias.org.br.

*Colaboração: Andréia Gripp