sábado, 30 de junho de 2012

Aberta a 9ª edição do Arraial da Providência


Raphael Freire


Está aberta a 9ª edição de uma das mais tradicionais festas juninas do Rio de Janeiro. O Arraial da Providência ou Roça in Rio, como também é conhecida, acontece entre os dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, no Jockey Club, na Gávea.

Um coquetel beneficente, na noite da última quinta-feira, 28 de junho, abriu o evento que já faz parte do calendário anual da cidade e contou com a presença do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, diversos sacerdotes, organizadores do evento e representantes das empresas patrocinadoras e apoiadoras do Arraial, que foram homenageadas com um troféu desenvolvido pela Agência Oi Estúdio e produzido pela Agência Emaús, projetos do Banco da Providência.

Dom Orani ressaltou o trabalho de solidariedade cristã que o Banco realiza há mais de 50 anos, como um legado deixado por Dom Hélder Câmara. O Arcebispo falou da alegria de poder participar de mais uma edição do evento e agradeceu a todos pelo incentivo à promoção humana em todas as suas dimensões.

— É uma alegria podermos abrir solenemente o Arraial da Providência. Agradeço aos organizadores e aos patrocinadores que investem no presente e no futuro de uma sociedade melhor. O Banco da Providência é um braço social da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Portanto, é papel da Igreja Católica, sem ver religião, atender a todos e promover a todos procurando o bem da nossa sociedade, afirmou.
Padre Omar faz pré lançamento do CD "Peço a Deus"
Uma das atrações da noite, que empolgou os convidados com o seu show, foi o Padre Omar Raposo. Fazendo um pré-lançamento de seu primeiro CD intitulado “Peço a Deus”, juntamente com sua banda, o Sacerdote inovou trazendo canções em ritmo de samba. Além disso, o show contou com a participação especial do Padre Jorge Luiz Neves (Jorjão), que falou sobre a experiência de poder participar do Arraial cantando ao lado de Padre Omar.
— O Padre Omar é muito bondoso por me chamar para cantar com ele. Aliás, só ele poderia fazer isso comigo, porque com outra pessoa eu não aceitaria cantar, pois sou muito tímido. Foi uma alegria estar com ele, que é o rosto e a imagem da igreja vibrante e evangelizadora. Além disso, é uma graça muito grande estar aqui no Arraial da Providência, nesse trabalho tão bonito de solidariedade, que atinge tantos corações e tantas vidas... Um grande presente de Deus, disse.

O Reitor do Santuário Cristo Redentor do Corcovado, Padre Omar Raposo também destacou a importância de fazer o pré-lançamento de seu CD no Arraial. Para ele, o evento tem uma importância fundamental para a cidade do Rio de Janeiro.

— O Arraial da Providência é uma festa tradicional da nossa cidade e algo maravilhoso que congrega muitas pessoas interessantes. Poder cantar aqui nessa festa é algo singular, algo que marca a nossa carreira musical e, ao mesmo tempo, mostra que a partir da solidariedade a gente pode construir um mundo melhor. E isso não é bordão não, é uma realidade. A solidariedade subsidia e mantém toda uma realidade negativa, realidade das drogas e do desemprego, que se encontra diante de nós. Então, a caridade aqui realizada, a solidariedade dos irmãos nesse arraial, se reveste de maneira total em benefício para tantos necessitados da nossa cidade do Rio de Janeiro, ressaltou Padre Omar.
Muitas atrações para destinar recursos para programas sociais
Além de todas as atrações que uma festa junina pode oferecer, o Arraial da Providência oferece o “Bingo do Bem”, brincadeiras e recreação. Repetindo o sucesso do ano passado, o Espaço Moda Fashion está de volta reunindo estandes com bijuterias, acessórios e vestuário feminino.

O encontro da música caipira com a sertaneja marca a programação deste ano. Na sexta-feira, a noite é do autêntico forró “raiz”, com a apresentação do Trio Pé de Serra. No sábado, forró e música romântica sertaneja darão o tom da festa. Quem sobe primeiro ao palco é o Sotaque do Nordeste. Em seguida, o cantor carioca João Gabriel prova que o som rural possui um representante de primeira na cidade. No domingo, o Arraial será embalado pelo toque do triângulo e da sanfona e pela batida da zabumba do Trio Potiguá.

A expectativa da organização é que cerca de 25 mil pessoas passem pelo Arraial neste fim de semana. Os recursos obtidos com os três dias de festa serão destinados a programas sociais mantidos pelo Banco da Providência, que atua em 104 comunidades de baixa renda do município, promovendo, anualmente, oportunidades de geração de renda para mais de duas mil famílias.
O Arraial da Providência será aberto ao público nesta sexta-feira, 29 de junho, a partir das 17 horas. Já no sábado e domingo, 30 de junho e 1º de julho, a festa terá início às 13 horas. Os ingressos são vendidos na bilheteria do local por 40 reais. Quem entrar até 20 horas paga 30 reais. Estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada.

O Jockey Club fica à Rua Jardim Botânico, 1003, na Gávea.
* Fotos: Gustavo de Oliveira