segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sacerdotes da Misericórdia

 Claudia Britto - Jornal Testemunho de Fé


A ordenação presbiteral dos onze novos sacerdotes da Arquidiocese do Rio aconteceu na manhã deste sábado, dia 14 de abril, na Catedral de São Sebastião, na Avenida Chile. O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, que presidiu a celebração litúrgica, incentivou os presentes a transmitirem a fé em Jesus mesmo diante das contradições e injustiças do mundo.

- Hoje é um dia de festa, devemos louvar a Deus pela ordenação dos novos padres. A presença de Jesus vivo no meio de nós deve lembrar que a vida venceu a morte. Na alegria do Tempo Pascal, precisamos testemunhar que Cristo ressuscitou, porque a nossa missão é revelar as boas notícias ao mundo, motivou Dom Orani.

A solene celebração litúrgica foi concelebrada pelos bispos auxiliares Dom Antonio Augusto Dias Duarte, Dom Edson de Castro Homem, Dom Nelson Francelino Ferreira, Dom Paulo Cezar Costa, Dom Pedro Cunha Cruz, pelo bispo emérito Dom Assis Lopes, e pelo bispo de Diamantino (MT), Dom Vital Chitolina, que antes era bispo Prelado de Paranatinga (MT), e pelo bispo de Itaguaí (RJ), Dom José Ubiratan. Entre os onze novos padres, dois serão enviados como missionários em Paranatinga, dentro do Projeto Missionário Igrejas Irmãs.

No final da Sagrada Eucaristia, Dom Pedro leu a bênção apostólica do Papa Bento XVI, enviada no dia 8 de abril para os novos sacerdotes, suas famílias e para todos os presentes na celebração. O texto continha um trecho da mensagem do Papa Bento XVI no Encontro com o Clero, em Roma, em 23 de fevereiro de 2012: “O caminho rumo a Deus nunca é isolado, nunca é um caminho só do eu, é um caminho rumo ao futuro, à renovação do mundo, é um caminho do nós, dos chamados que chamam outros”.

“Nunca resistam ao amor de Deus”

“Dai graças ao Senhor porque Ele é bom, eterna é a sua misericórdia” (Sl 117), com esta ação de graças padre Eufrázio Luiz Morais da Silva resumiu, em nome de todos os novos padres, o sentimento de gratidão a Deus dos recém ordenados na véspera das celebrações da Festa da Divina Misericórdia, que acontece no 2º Domingo da Páscoa.

- Recebemos um dom que nos constrange e, por isso, fazemos das palavras do beato João Paulo II a nossa voz: “O sacerdócio, na sua essência mais profunda, é um dom que supera infinitamente o homem”. Este dom que nos supera, mas não se esgota, nos faz refletir numa única certeza: ‘Nós trazemos esse tesouro em vasos de barro’ (Cf. II Cor 4,7), afirmou.

Com o mesmo sentimento de gratidão, familiares e amigos, se reuniram na Catedral para cumprimentar os novos padres. Rogério Silva, da paróquia Santa Edwiges, em Brás de Pina, onde, na época, o seminarista Arnaldo Rodrigues ajudou na Pastoral da Crisma, demonstrou a sua alegria e emoção em ver as promessas de Deus sendo cumpridas.

- Meu filho teve câncer e, durante uma visita, o seminarista Arnaldo nos ajudou a acreditar que ele ficaria curado e serviria como coroinha em sua primeira missa como padre. E isso vai acontecer hoje, disse emocionado.

Após cumprimentar o padre Josué Modesto Bisker, Fernando Teixeira, da Paróquia Nossa Senhora da Apresentação, em Irajá, resumiu em poucas palavras o que deseja para todos os novos presbíteros: - Que eles sejam firmes na fé, esperança e caridade e obtenham de Deus as graças para que um dia sejam todos santos.

O padre Leandro Lenin também buscou traduzir os sentimentos de felicidade revelados em seu rosto e fez um convite aos vocacionados. “A maior emoção desse dia é ter sido escolhido por Jesus e ser um com Ele. Nunca resistam ao amor de Deus. Se você escutar o chamado em seu coração não hesite, porque vale muito a pena. A felicidade que sentimos agora é a alegria de quem escolheu a pessoa certa para amar: Jesus”, disse emocionado o sacerdote.

* Fotos: Gustavo de Oliveira