sexta-feira, 27 de abril de 2012

Diário de bordo de Camila Tahan - Trancoso - Bahia

Olá Amigos, no último final de semana fiz uma viagem para a cidade de Trancoso, no Estado da Bahia. É uma cidade praiana localizada no sul do Estado, muito linda!

Percebi que toda cidade na Bahia tem uma Igrejinha, e em Trancoso não foi diferente. A Igreja de São João Batista é localizada na ponta da praça principal (Quadrado) e o comércio encontra-se todo ao seu redor, nos fundos da Igreja existe um mirante onde você consegue ver as praias mais próximas da região.
Quando cheguei na cidade, me informei sobre o horário da missa de domingo, e infelizmente fui mau informada! Porque cheguei nos avisos paroquiais, naquele domingo a missa tinha começado uma hora mais cedo, pelo menos consegui receber a benção final, foi um alívio.

Mesmo chegando nos avisos paroquiais, consegui perceber o quanto de fé tem aquelas pessoas. Sem folheto, porque a comunidade é pobre e vive do que recebe com o dízimo, os paroquianos utilizavam as suas bíblias e as dividiam com quem não tinha. Jovens faziam rifas, pediam ajuda para a comunidade para comprar um fio para o microfone do Ministério da Música, pediam uma bicicleta emprestada para ir a uma cidade próxima, que teria um encontro de jovens, e o mais bonito é ver que mesmo alguns não tendo muitas posses ajudavam com o seu pouco, e assim todos seguiam felizes.
 
Outra situação que marcou foi o padre muito simpático, com aquele jeitinho baiano, fazendo com que a missa fosse "divertida", agradável. Ele conhecia todos pelo nome, se tinha ido ou não na missa, quem tinha chegado atrasado em algum evento. Passou uma energia tão boa. Acredito que tenha sido o conjunto, o padre e a comunidade, que foram muito acolhedores.


 Acho que visitar Igrejas durante as viagens é fundamental, porque podemos observar a vivência de outra comunidade e ter uma experiência transformadora.

Bjs Cá.

Se você também tem uma experiência de viagem, conte a sua história para nós, mande um email para pascompnsbi@gmail.com