sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O que é o tempo quaresmal?

O tempo quaresmal é o tempo litúrgico voltado para a conversão, no qual a Igreja prepara os fiéis para a festa da Páscoa. É um momento oportuno para uma boa revisão de vida, com arrependimento dos pecados, focando nos propósitos de uma conversão para Cristo ainda mais profunda. Na Quaresma, Cristo convida à mudança de vida.

A Igreja chama a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. A proposta é a de praticar a vivência de uma série de atitudes cristãs, sempre lembrando a importância do perdão e da reconciliação fraterna, para, a cada dia durante a vida, fazer o mesmo e, aos poucos, ir retirando do coração o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem ao amor a Deus e aos irmãos.

A Quaresma dura 40 dias. Tem início na Quarta-feira de Cinzas, este ano no dia 22 de fevereiro, e termina no Domingo de Ramos, 1º de abril. A Igreja, o novo povo de Deus, prepara-se durante esse período para celebrar a Páscoa do Senhor. Embora seja um tempo penitencial, não é um tempo triste e depressivo. Trata-se de um tempo especial de purificação e de renovação da vida cristã para poder participar com maior plenitude e gozo do mistério pascal do Senhor. A cor litúrgica da quaresma é o roxo, que significa luto e penitência.

A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, são citados os quarenta dias do dilúvio, os quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, os quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, os quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, os 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito. Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.

A prática da Quaresma data do século IV, quando passou a ser constituída como tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. Ela é um tempo privilegiado para romper com o pecado, que separa os homens do Plano de Deus e, por conseguinte, da felicidade e realização pessoal. É também uma ocasião oportuna para conhecer e apreciar a Cruz de Jesus, o que também motiva cada um a tomar a sua cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.


* Fonte: Canção Nova