quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Cristo: Um ano de iluminação mais bela e econômica

Há um ano atrás, na noite de 1º de março, aniversário de 446 anos do Rio de Janeiro, os cariocas tiveram um motivo a mais para comemorar: uma das sete maravilhas do mundo moderno e símbolo da Cidade em todo o mundo, o Cristo Redentor, ganhou iluminação em LED. Em 2012 já é possível festejar a beleza das inúmeras possibilidades de iluminação que o Monumento apresenta hoje e a economia de mais de R$ 40 mil reais em energia para os cofres públicos.

A atual iluminação do monumento ao Cristo Redentor — feita com tecnologia LED da Traxon Technologies, empresa da OSRAM — conta com 288 projetores, que duram em média 50 mil horas cada, e opera com 14,4 kW (50 watts cada), o que já representou, ao todo, uma economia de aproximadamente 403,2 kW/h.

Para o Reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, as tecnologias instaladas oferecem total flexibilidade para o gerenciamento de luz e desenvolvimento de cenas luminotécnicas, dando mais visibilidade à beleza do Monumento, e auxiliam na preservação da natureza, evitando a morte de insetos.

— É importante a gente perceber os benefícios que essa iluminação traz: Hoje, a iluminação em LED evita a mortandade de qualquer tipo de insetos e é de extrema economia, sendo uma iluminação de baixo consumo, de baixo impacto ambiental, e que é bonita demais. O Cristo, agora, está iluminado artisticamente, dando ênfase a detalhes do Monumento, o que até então a gente não percebia, como, por exemplo, o coração em alto relevo, destacou o Sacerdote.

*Fonte: Arquidiocese do Rio de Janeiro
* Colaboração: Marcylene Capper