terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Diário de bordo de Camila Tahan sobre o Santuário de Lourdes na França

Camila Tahan



Olá amigos, hoje venho contar uma história ligada há uma viagem que eu fiz há um pouco mais de um ano. Ganhei uma viagem de formatura, e sem querer acabei visitando a Cidade de Lourdes na França. Um dos maiores centro de peregrinação na Europa. Não sei dizer se foi providência, mas acredito que após visitar aquela cidade, aprendi que não devemos nunca deixar de ter fé!



No começo achava que Lourdes era só mais uma cidade com uma igreja, onde milagres tinham acontecidos, mas eu me deparei com tanta devoção e fé, em uma cidade que pra mim era completamente desconhecida. Até porque eu só conheci esse nome (Lourdes) porque alguns amigos estudaram em uma escola com o mesmo nome, e eu não tinha ideia da história incrível de Nossa Senhora de Lourdes. Com uma curiosidade inenarrável perguntei aos seminaristas da nossa querida paróquia sobre Nossa Senhora de Lourdes e depois de saber de sua aparição fiquei cada vez mais ansiosa para conhecer a cidade.



Quando cheguei, fiz como todo turista cristão, comprei objetos religiosos para serem abençoados, depois disso resolvi explorar a cidade e encontrar a basílica, que ao meu ver, é extremamente linda e que a cada passo que dava me surpreendia com a arquitetura, porque mistura elementos antigos e novos com perfeita harmonia. O mais incrível era que no momento que coloquei meus pés na entrada da basílica todos os sinos tocaram, fiquei muito emocionada. Logo em seguida fui até a gruta (onde teve a primeira aparição de Nossa Senhora de Lourdes para Santa Bernadete), assim que cheguei fui agraciada com cantos litúrgicos em latim que me emocionaram ainda mais e demonstraram a grandeza de uma cidade tão pequena. Descobri naquele momento que várias peregrinações de toda a Europa se encontrariam na cidade, pois passaria uma procissão em exaltação a Nossa Senhora de Lourdes. Fiquei estarrecida porque apesar de um frio exorbitante de 4ºC a fé e a devoção de pessoas de todas as idades era tão grande que a cada instante era possível sentir uma energia maravilhosa de paz e tranquilidade e que agradeciam a Deus e Nossa Senhora por estarem vivos, com saúde e em um lugar tão magnífico.

Fui à fonte onde contém a água que foi a mesma que Santa Bernadete ajudava na cura dos enfermos, guardei um pouco para trazer ao Brasil (quando cheguei aqui a água parecia ter sido tirada da fonte naquele momento, gelada) e tomei bastante dessa água, que por mais incrível que pareça uma tosse insistente que me acompanhava desde o início da viagem diminui consideravelmente.

Por fim, gostaria e ressaltar a toda comunidade católica que Lourdes é um lugar de luz e que vale muito a pena fazer a peregrinação, até mesmo porque é um dos maiores centros de peregrinação do mundo mesmo não sendo tão divulgado.

 
Bjs Cá