terça-feira, 12 de julho de 2011

Os Dez Mandamentos da Lei de Deus - 1º Mandamento

A partir de hoje iremos entender um pouco os 10 mandamentos da Lei de Deus segundo o Catecismo da Igreja Católica, o que será postado em nosso blog será um texto resumido, mas se você quiser mais detalhes do nosso rico caticismo é só procurar um exemplar no CATICISMO DA IGREJA CATÓLICA em uma livraria ou acessar pela internet. Esperamos que goste. Hoje iremos entender um pouco o 1º Mandamento que é : AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS.


CAPÍTULO I

"AMARÁS O SENHOR, TEU DEUS, DE TODO O CORAÇÃO, DE TODA A ALMA E DE TODO O ENTENDIMENTO"


2083 Jesus [§42] resumiu os deveres do homem para com Deus com estas palavras: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o cora­ção, de toda a alma e de todo o entendimento" (Mt 22,37[a43] ); Estas palavras são um eco imediato do apelo solene: "Escuta; Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único" (Dt 6,4-5).

Deus amou primeiro. O amor do Deus único é lembrado na primeira das "dez palavras". Em seguida, os mandamento. explicitam a resposta de amor que o homem é chamado a da a seu Deus.

2133 "Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças" (Dt 6,5).

2134 O primeiro mandamento convida o homem a crer em Deus, a esperar nele e a amá-lo acima de tudo.

2135 "Adorarás o Senhor teu Deus" (Mt 4,]O). Adorar a Deus, orar a Ele, oferecer-lhe o culto que lhe é devido, cumprir as promes­sas e os votos que foram fritos a Ele são os atos da virtude de religião que nascem da obediência ao primeiro mandamento.

2136 O dever de prestar um culto autêntico a Deus incumbe ao homem, tanto individualmente como em sociedade.

2137 O homem deve "poder professar livremente a religião, tanto em particular como em público[a149] "

2138 A superstição é um desvio do culto que rendemos ao verda­deiro Deus. Ela se mostra particularmente na idolatria, assim como nas diferentes formas de adivinhação e de magia.

2139 A ação de tentar a Deus, em palavras ou em atos, o sacrilé­gio, a simonia são pecados de irreligião proibidos pelo pri­meiro mandamento.

2140 Enquanto rejeita ou recusa a existência de Deus, o ateísmo é um pecado contra o primeiro mandamento.

2141 O culto às imagens sagradas está fundamentado no mistério da encarnação do Verbo de Deus. Não contraria o primeiro mandamento.
Fonte de Pesquisa: Catecismo da Igreja Católica