terça-feira, 26 de julho de 2011

Quarto Mandamento da Lei de Deus.

Hoje voltamos a falar dos Mandamentos da Lei de Deus. Na semana passada vimos o 1º Amar a Deus sobre todas as coisas, depois o 2º Não falar seu Santo nome em vão e o 3º Guardar o dia do Senhor. Hoje iremos ver um pouco do 4º mandamento que pede para Honrar Pai e Mãe. Lembrando que aqui estamos postando a forma resumida, mas se você quiser saber mais a fundo é só procurar um exemplar do "Caticismo da Igreja Católica" e lá encontrará os Mandamentos e tudo que quiser saber sobre a doutrina católica.

O QUARTO MANDAMENTO

Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias terra que o Senhor, teu Deus, te dá (Ex 20,12).
Era-lhes submisso (Lc 2,51).
O próprio Senhor Jesus recorda a força desse "mandamento de Deus[a2] " O Apóstolo ensina: "Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isso é justo. 'Honra teu pai e tua mãe' é primeiro mandamento com promessas: 'para seres feliz e teres uma longa vida sobre a terra"' (Ef 6,1-3[a3] ).

2247 "Honra teu pai e tua mãe" (Dt 5,16; Mc 7,8).
2248 De acordo com o quarto mandamento, Deus quis que, depois dele, honrássemos nossos pais e os que Ele, para nosso bem, investiu de autoridade.
2249 A comunidade conjugal está fundada na aliança e no consenti­mento dos esposos. O casamento e a família estão ordenados para o bem dos cônjuges, a procriação e a educação dos filhos.
2250 "A salvação da pessoa e da sociedade humana está estreitamen­te ligada ao bem-estar da comunidade conjugal e familiar[a71] ."
2251 Os filhos devem a seus pais respeito, gratidão, justa obediên­cia e ajuda. O respeito filial favorece a harmonia de toda a vida familiar.
2252 Os pais são os primeiros responsáveis pela educação de seus filhos na fé, na oração e em todas as virtudes. Têm o dever de prover, na medida do possível, às necessidades físicas e espirituais de seus filhos.
2253 Os pais devem respeitar e favorecer a vocação de seus filhos. Lembrem e ensinem que a primeira vocação do cristão con­siste em seguir a Jesus.
2254 A autoridade pública deve respeitar os direitos fundamentais da pessoa humana e as condições de exercício de sua liberdade.
2255 É dever dos cidadãos trabalhar com os poderes civis para a edificação da sociedade num espírito de verdade, de justiça, de solidariedade e de liberdade.
2256 O cidadão está obrigado em consciência a não seguir as pres­crições das autoridades civis, quando contrárias às exigên­cias da ordem moral. "É preciso obedecer antes a Deus que aos homens" (At 5,29).
2257 Toda sociedade baseia seus juízos e sua conduta numa visão do homem e de seu destino. Sem as luzes do Evangelho a respeito de Deus e do homem, as sociedades facilmente se tornam totalitárias.

Fonte de Pesquisa: Catecismo da Igreja Católica.