quinta-feira, 14 de julho de 2011

O TERCEIRO MANDAMENTO

2189 "Guardarás o dia de sábado para santificá-lo" (Dt 5,12). "No sétimo dia se fará repouso absoluto em honra do Senhor" (Ex 31,15).

2190 O sábado, que representava o término da primeira criação, é substituído pelo domingo, que lembra a criação nova, inau­gurada com a Ressurreição de Cristo.

2191 A Igreja celebra o dia da Ressurreição de Cristo no oitavo dia, que é corretamente chamado dia do Senhor, ou domingo[a70] .

2192 "O domingo (...)deve ser guardado em toda a Igreja como o dia de festa de preceito por excelência[a71] ." "No domingo e em outros dias de festa de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da missa[a72] ."

2193 "No domingo e nos outros dias de festa de preceito, os fiéis se absterão das atividades e negócios que impeçam o culto a ser prestado a Deus, a alegria própria do dia do Senhor e o devido descanso da mente e do corpo[a73] ."

2194 A instituição do domingo contribui para que "todos tenham tempo de repouso e de lazer suficiente para lhes permitir cultivar sua vida familiar, cultural, social e religiosa[a74] .

2195 Todo cristão deve evitar impor sem necessidade aos outros aquilo que os impediria de guardar o dia do Senhor.


Fonte de pesquisa: Catecismo da Igreja Católica