quarta-feira, 27 de abril de 2011

Um espaço para o encontro com Deus no Shopping



Você já pensou em ir ao shopping para rezar? Para participar de uma missa, uma adoração ao Santíssimo, uma oração do terço, um grupo de oração ou fazer um aconselhamento? Pensou o que isso representaria para a pastoral urbana? Pois, então, pode parar de imaginar. A partir desta quarta-feira, dia 27 de abril, os cariocas ganham mais uma capela e desta vez no Shopping Via Brasil, na Rua Itapera, em Irajá, perto do Trevo das Margaridas, mais precisamente no entroncamento entre a Avenida Brasil e a Via Dutra.

O Shopping, que foi inaugurado ontem com a benção do Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, mas foi aberto ao público somente hoje, tem uma linda capela, que está sob a responsabilidade do Vicariato Leopoldina. No local, missionários da Comunidade Católica Shalom animarão a ação pastoral.

Para Dom Orani, na Igreja no Rio de Janeiro este será um local privilegiado para a evangelização:

— Aqui teremos um movimento de pessoas até maior que em muitas cidades do Brasil. A expectativa é que circulem pelo shopping cerca de 1 milhão de pessoas por mês. Por isso, é muito importante que neste local se tenha uma capela, não só com celebrações, mas também com atendimento, aconselhamento, para que essas pessoas, juntamente com suas preocupações relativas à alimentação, compras e lazer, encontrem um lugar onde possam rezar, disse.

Monsenhor Luiz Antônio Pereira Lopes, Vigário Episcopal do Vicariato Leopoldina, foi quem, a pedido do Arcebispo do Rio, intermediou a construção da capela junto aos irmãos Araújo, proprietários do shopping.

- A cidade está crescendo e sabemos que num shopping se concentra grande parte da população. Só neste local trabalhará uma média de 3 mil pessoas, fora os consumidores e visitantes. A Igreja tem que se preocupar com essa massa de operários e de frequentadores. Quando se fala de pastoral urbana significa que devemos estar presentes nos diversos ambientes que compõem a cidade, entre eles as favelas, as indústrias, as escolas e, também, os shoppings, pontuou.

Segundo o Monsenhor, não há ainda um sacerdote designado a ser capelão no local. Para as celebrações eucarísticas, os sacerdotes da quinta e sexta forania do Vicariato Leopoldina se revezarão nas escalas.

Já nesta semana, a capela ficará aberta das 10h às 22h, mas o projeto prevê que haja missa diária às 8h30min. Neste primeiro momento, entretanto, haverá missas somente nas terças e quintas-feiras, às 8h30, e aos domingos, às 16h.

Roneide Santos, responsável local da Comunidade Católica Shalom no Rio de Janeiro, vê na capela um grande espaço para a evangelização da juventude.

— Como é importante que num shopping os jovens também possam se encontrar com Jesus, com Aquele que constitui a base de suas vidas, que pode lhes proporcionar a verdadeira felicidade. Aqui, teremos a oportunidade de levar a milhares de pessoas diariamente a beleza da Igreja, do mistério de Cristo. É a Igreja viva, dentro do shopping. Estaremos evangelizando de forma dinâmica e ousada. Estaremos aqui todos os dias, desde o horário de abertura até o fechamento, contou.

Padre Alex Siqueira, pároco da Igreja Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador, lembrou que a Igreja sempre teve esse dinamismo de ir ao encontro do povo.

— Em tempos passados, tínhamos a igreja matriz como referência numa cidade. Onde tinha uma igreja, a cidade crescia. A principal praça era a praça da igreja matriz. Hoje, quem estimula esse crescimento imobiliário e concentra milhares de pessoas são os shoppings. A Igreja vem, então, se estabelecer dentro de um shopping, para aqui ser também um local de divulgação da Palavra de Deus, daquilo que é mais precioso para a nossa vida, pontuou.

Participaram da cerimônia de inauguração, além do Arcebispo do Rio e do Vigário Episcopal, muitos sacerdotes do Vicariato Leopoldina, membros da Comunidade Shalom, autoridades civis e militares.

Um sonho realizado

Com 220 lojas, seis cinemas, um teatro, mais de 20 restaurantes e outras opções de lazer, o Shopping Via Brasil é um empreendimento da ECIA Irmãos Araújo e será administrado pela BRMALLS. Fernando Azevedo Araújo, um dos sócios, explicou que, ao atender o pedido da Igreja para destinar um espaço do shopping a uma capela, pensaram na necessidade de integrar totalmente o shopping à vida daqueles que trabalharão no local e à comunidade em geral.

— Precisamos estar integrados com a comunidade. E um shopping desse porte, por onde passarão diariamente milhares de pessoas, é um local apropriado para uma capela. E toda a programação da capela integrará o conjunto de programação do shopping, afirmou.


Durante a cerimônia de inauguração, coube a Octávio Fernandes de Araujo, presidente da ECIA Irmãos Araújo, explicar a importância do empreendimento. Ele iniciou o seu discurso com um emocionado agradecimento a Deus. E fez uma breve oração:

— Senhor, peço a sua proteção ao longo de toda a nossa jornada e que transforme esse grande pólo comercial num meio importante para o desenvolvimento de toda essa região, trazendo emprego e melhoria de condição de vida, gerando mais progresso e aumentando a auto estima dos cidadãos, fazendo cada vez mais que tenham orgulho de terem nascido aqui e serem cariocas, rezou.

O empresário contou que a construção do Via Brasil Shopping é um projeto com o qual a sua família vinha sonhando há algum tempo.

— Eu e meus irmãos nascemos nesse conjunto de bairros – Penha, Irajá, Vila da Penha, Vicente de Carvalho. Aqui constituímos nossa família e aqui nasceram os nossos filhos. A ideia dessa construção teve início em 1972, quando adquirimos a área que seria o futuro bairro Araújo. Na época, o Deputado Pedro Fernandes pediu que construíssemos um shopping. Há 37 anos ele já queria fazer essa grande transformação, contou.
Octávio emocionou os presentes ao falar da importância social do shopping:

— O shopping é uma obra particular, que se confunde com obra pública. Ele deve ser parte integrante do processo de desenvolvimento ou recuperação urbana de uma região. Trazer empregos e progresso, criar uma integração total de modo que seja conhecido e adotado por uma população como o “seu shopping”, disse.

Após os discursos, Dom Orani abençoou as instalações do Shopping Via Brasil. Ao ler um trecho do livro do Gênesis, que fala da criação do homem e da sua missão de povoar e administrar os bens da Terra, o Arcebispo explicou aos presentes que Deus entregou ao homem o mundo para que, inteligentemente, ele cuide da criação.

— Uma construção como essa é um passo que a inteligência humana dá para o progresso da comunidade local. Pedimos, através de uma benção, que este seja um local onde a fraternidade e a paz reinem, onde as pessoas possam conviver em paz, buscando construir um mundo cada vez mais justo e humano, disse Dom Orani.

Como afirma o Documento de Aparecida, no número 145: "Quando cresce no cristão a consciência de pertencer a Cristo, em razão da gratuidade e alegria que produz, cresce também o ímpeto de comunicar a todos o dom desse encontro. A missão não se limita a um programa ou projeto, mas é compartilhar a experiência do acontecimento do encontro com Cristo, testemunhá-lo de pessoa a pessoa, de comunidade a comunidade e da Igreja em todos os confins do mundo (cf. At 1, 8)."

* Fotos: Gustavo de Oliveira

* Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de janeiro