segunda-feira, 23 de março de 2015

Pastoral da Saúde: “Sendo Jesus para o doente” na PNSBI


Pastoral da Saúde é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. De acordo com as diretrizes da CNBB, é a ação evangelizadora "de todo o povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de hoje, a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde".
A Pastoral da Saúde atua em três dimensões que a configuram como uma pastoral diferente e mais abrangente que àquela anteriormente denominada de Pastoral do Enfermo. Sua abrangência chega a setores importantes da sociedade que têm um papel decisivo na política de saúde da nação. As dimensões são:
·   Dimensão solidária: vivência e presença samaritana junto aos doentes e sofredores nas instituições de saúde, na família e na comunidade. Ela visa atender a pessoa integralmente nas dimensões física, psíquica, social e espiritual.
·  Dimensão comunitária: visa à promoção e educação para a saúde. Relaciona-se com a saúde pública, atuando na prevenção das doenças. Procura valorizar o conhecimento, sabedoria e religiosidade popular em relação à saúde.
·  Dimensão político-institucional: atua junto aos Órgãos e Instituições Públicas e Privadas que prestam serviço e formam profissionais na área da saúde. Zela para que haja reflexão bioética, formação ética e uma política de saúde sadia, para que os seus agentes sejam articuladores e fiscalizadores das decisões no setor saúde, participando ativamente dos Conselhos de Saúde.



As atividades que a Pastoral da Saúde desenvolve junto à comunidade e à sociedade são várias. Vão desde a atenção aos doentes até a articulação junto a entidades governamentais responsáveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Pastoral acontece com prioridade nas comunidades, conselhos de saúde, escolas, associações de bairros, sindicatos e em todos os espaços onde os cidadãos participam, por isso, este importante trabalho também é realizado por agentes da Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma. Em entrevista a Pastoral da Comunicação (Pascom PNSBI), o coordenador da Pastoral da Saúde, Diácono Vicente Freitas da Silva, explica sobre o trabalho realizado na região paroquial.

O que é a Pastoral da Saúde? Qual é o objetivo dessa pastoral?

Diácono Vicente: A Pastoral da Saúde procura levar o consolo espiritual aos irmãos enfermos, independentemente de qualquer situação ou credo.

Como que funciona a Pastoral da Saúde na paróquia?

Na paróquia trabalhamos com a visitação hospitalar no Hospital Federal de Bonsucesso.

Quantos agentes a Pastoral da Saúde tem na paróquia?

Atualmente, estamos com 32 visitadores.

O trabalho de vocês é realizado só no hospital ou também visitam os enfermos nas casas pelo bairro?

Ainda não temos uma equipe de visitação residencial.

O que fazer para se tornar um agente da Pastoral da Saúde?

Para ser visitador é preciso: ser maior de 18 anos; ter boa saúde; espiritualidade e o curso preparatório.

Quais são os planos da Pastoral da Saúde para este ano de 2015?

Visitamos diariamente das 16 às 17h. De segunda a sexta temos o Terço da Divina Misericórdia, às 15h30min, na capela do Hospital Federal de Bonsucesso. Aos sábados rezamos o Terço de Nossa Senhora, às 15h, e no 1º sábado de cada mês temos a Benção do Santíssimo com aprofundamento.

Quais os contatos da pastoral para quem desejar obter mais informações?

Os interessados podem me ligar através do telefone 2292-3132, ramal 646.

Reportagem: Raphael Freire