quinta-feira, 13 de março de 2014

Igreja no Rio celebra um ano de pontificado do Papa Francisco


Incansável na evangelização e amante dos pobres e necessitados, o Papa Francisco chega a um ano de pontificado nesta quinta-feira, 13 de março. A Arquidiocese do Rio de Janeiro vai celebrar a data com uma missa em ação de graças. A celebração eucarística será presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Centro, às 12h.
O Santo Padre não é apenas uma liderança para a Igreja, mas uma liderança mundial que chama a todos para um tempo diferente, de acordo com Dom Orani. “Desde que assumiu o Pontificado, Papa Francisco mostrou uma Igreja próxima do povo, com uma capacidade de inovação”, destacou.
A novidade do Papa é vista em suas homilias, na renovação interna da Igreja e no diálogo com a sociedade, “chamando para uma vida justa, a preocupar-se com a fome no mundo, com os refugiados, com a paz”, ressaltou o cardeal.
As palavras, discursos, ensinamentos, orientações, exortação apostólica do Papa Francisco, ao longo deste um ano de Pontificado, têm repercutido na sociedade.
Papa Francisco mostrou em muitas ocasiões a sua paternidade e seu amor pelos pobres e pelos desamparados. Sua simplicidade e seu constante pedido de oração foram vistos desde a sua primeira aparição pública aos fiéis na sacada na sacada central da Basílica de São Pedro. “E agora quero dar a bênção, mas antes… antes, peço-vos um favor: antes de o Bispo abençoar o povo, peço-vos que rezeis ao Senhor para que me abençoe a mim”, disse.
Perfil
Papa Francisco é argentino de Buenos Aires. Jorge Mario Bergoglio é o primeiro papa nascido no continente americano e também o primeiro papa jesuíta da história. Tornou-se arcebispo de Buenos Aires em 28 de fevereiro de 1998 e cardeal-presbítero em 21 de fevereiro de 2001.
Ao ser eleito, o novo pontífice escolheu o nome de Francisco. Segundo ele, é uma referência à "simplicidade e dedicação aos pobres" de São Francisco de Assis. O Santo Padre contou também que foi motivado pela frase dita por Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, logo após sua eleição, ainda na Capela Sistina: "Não esqueça os pobres".
JMJ Rio2013
A primeira viagem internacional do Santo Padre foi ao Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), em julho do ano. O Santo Padre reuniu padres, bispos, autoridades, jovens e idosos, pobres, ricos e doentes. Ele esteve muito próximo do povo em vários momentos.
Já em seu primeiro discurso, o Santo Padre pediu a todos os brasileiros e peregrinos licença para entrar e trazer Cristo a nós. “Peço licença para entrar e transcorrer esta semana com vocês. Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo!”, disse na cerimônia de boas-vindas no Palácio Guanabara, na noite do dia 22 de julho.
E ele entrou pelas portas na Comunidade de Varginha e sorriu afetuosamente a todos por quem passava em suas viagens no papamóvel. A cada evento oficial, milhões de pessoas aguardavam com olhares atentos a chegada do Santo Padre.
SERVIÇO
Missa em Ação de Graças com Dom Orani
Quando: Quinta-feira (13 de março)
Onde: Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé
Rua sete de setembro, 14 - Centro
Horário: 12h