quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Pastoral do Menor inaugura Pólo de Inclusão Digital no Mandela


Uma iniciativa que visa promover ações que diminuam a condição de vulnerabilidade social de crianças e adolescentes, preferencialmente de baixa renda, através da inclusão digital e social. Este é o objetivo do Pólo de Inclusão Digital, idealizado pela Pastoral do Menor. Nesta quarta-feira, 14 de agosto, o 25º Pólo foi inaugurado na Comunidade do Mandela, no Complexo de Manguinhos.
Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia , o Pólo de Inclusão Digital é uma proposta de fortalecimento da cultura dentro do espaço comunitário. Uma das novidades é que, diferente dos anteriores, este polo foi nomeado como Casa Rio Digital Papa Francisco. Além dos cursos, os pólos também estão abertos para os familiares dos alunos e população em determinados horários e oferecem acesso à Internet para pesquisas e consultas em geral.
A inauguração contou com a presença do Vigário Episcopal para Caridade Social, Cônego Manuel Manangão; do Assistente Eclesiástico padre Aldo de Souto Santos, do Vigário Episcopal Leopoldina, padre Alex Siqueira e do bispo animador da região, Dom Roque Costa Souza.
Segundo Dom Roque, o Pólo de Inclusão Digital é também uma oportunidade de despertar vocações:
— Dentro da ação evangelizadora da Igreja é criado um projeto social que não vai somente tirar os jovens de outros caminhos, mas também oferecer uma proposta de vida, de até mesmo de uma vocação. É uma oportunidade de despertar dons para prestar serviços para a comunidade também. Esta não é somente uma lan house para ficar se divertindo simplesmente, mas é todo um processo de educação. Lá estarão os monitores, dentro de toda uma programação para levar a essas crianças, jovens e adolescentes a uma descoberta, disse.
A nova Escola de Inclusão Digital fica localizada à Capela São Miguel Arcano, na Rua 20 quadra 28. As atividades acontecem de 2ª. a 6ª. feira, das 9h às 17h.. E os interessados podem se inscrever no local.
Fonte: ArqRio