domingo, 18 de agosto de 2013

20º Domingo do Tempo Comum - Ano C - 18/08/13



Livro de Jeremias 38,4-6.8-10.
 
Naqueles dias, os ministros disseram ao rei de Judá: «Este homem deve ser morto, porque desanima os homens de guerra que ficaram na cidade e todo o povo, proferindo semelhantes palavras. Este homem não busca o bem-estar do povo, mas a sua desgraça.» 
O rei Sedecias respondeu-lhes: «Aí o tendes nas vossas mãos, pois o rei nada vos pode recusar.» 
Tomaram, então, Jeremias e, por meio de cordas, fizeram-no descer à cisterna do príncipe Malquias, que fica no pátio da guarda. Não havia água na cisterna, mas apenas lodo; e Jeremias ficou atolado no lodo. 
o criado do rei saiu do palácio real e falou ao rei, dizendo: 
«Ó rei, meu senhor, estes homens procederam mal contra o profeta Jeremias, metendo-o na cisterna. Ele vai certamente morrer de fome, porque já não há mais pão na cidade.» 
Então o rei respondeu-lhe: «Leva daqui contigo trinta homens e faz com que retirem o profeta Jeremias da cisterna, antes que morra.» 


Livro de Salmos 40(39),2.3.4.18. 


Invoquei o Senhor com toda a confiança; 
Ele inclinou-se para mim e ouviu o meu clamor. 
Tirou me dum poço fatal, dum charco de lodo; 
assentou os meus pés sobre a rocha 
e deu firmeza aos meus passos.

Ele pôs nos meus lábios um cântico novo, 
um hino de louvor ao nosso Deus. 
Muitos, ao verem isto, hão-de comover se, 
hão-de pôr a sua confiança no Senhor. 

Eu, porém, sou pobre e miserável: 
ó Deus, cuida de mim. 
Tu és o meu auxílio e o meu libertador: 
ó meu Deus, não tardes! 



Carta aos Hebreus 12,1-4. 


Irmãos: Estando nós rodeados de tão grande número de testemunhas, libertemo-nos de todo o impedimento e de todo o pecado que nos cerca e corramos com perseverança para o combate que nos é proposto, 
tendo os olhos postos em Jesus, autor e consumador da fé. Ele, renunciando à alegria que lhe fora proposta, sofreu a cruz, desprezando a ignomínia, e sentou-se à direita do trono de Deus. 
Considerai, pois, aquele que sofreu tal oposição por parte dos pecadores, para que não desfaleçais, perdendo o ânimo. 
Ainda não resististes até ao sangue na luta contra o pecado. 


Evangelho segundo S. Lucas 12,49-53. 


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu vim lançar fogo sobre a terra; e como gostaria que ele já se tivesse ateado! 
Tenho de receber um baptismo, e que angústias as minhas até que ele se realize! 
Julgais que Eu vim estabelecer a paz na Terra? Não, Eu vo-lo digo, mas antes a divisão. 
Porque, daqui por diante, estarão cinco divididos numa só casa: três contra dois e dois contra três; 
vão dividir-se: o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra.»