quinta-feira, 21 de março de 2013

Papa Francisco recebe Presidente Dilma e diz que pretende ir a Aparecida (SP) após a JMJ




Por CNBB  

A presidente Dilma Rousseff foi recebida na manhã desta quarta-feira, 20 de março, no Vaticano, pelo Papa Francisco, durante uma audiência particular. No dia de ontem, terça-feira, falando aos jornalistas a presidente afirmou que a Jornada Mundial da Juventude seria o “tema central” do encontro com o Papa Francisco.  

— A Jornada vai atrair para o Brasil milhares de jovens católicos, que serão muito bem recebidos, como a gente sempre faz, disse Dilma.  

A visita ao Rio para a Jornada Mundial da Juventude, em julho, deverá ser a primeira grande viagem do Papa Francisco. O Pontífice disse à presidente que é necessário empenho conjunto para combater as drogas e reforçar os valores e os princípios para a juventude. Dilma foi a primeira chefe de Estado recebida por Francisco, depois da cerimônia que marcou ontem, dia 19, o início do seu pontificado. Na conversa, o papa lembrou que a construção do futuro depende da juventude.  

— O papa falou sobre a importância da juventude na construção do futuro da humanidade e que a Igreja Católica, como uma instituição secular, tem no jovem um foco muito grande, afirmou a presidente, após o encontro com o papa, no Vaticano.  

Dilma disse que Francisco ressaltou que é fundamental, para o combate às drogas, reforçar valores e princípios.  

— Conversamos sobre a questão das drogas e do crack, o reforço de valores, princípios e símbolos para a juventude, destacou.  

A presidente acrescentou que o papa confirmou que participará da Jornada Mundial da Juventude, nos dias 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.  

— Ele disse que espera uma presença grande dos jovens durante a jornada, contou ela.  

Segundo Dilma, o papa disse que pretende, depois da jornada, visitar Aparecida (SP) – onde está o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.  

— O papa disse que vai a Aparecida, depois da jornada. Ele até me lembrou que, em 2007, esteve em Aparecida, e me deu um livro do que eles, os bispos latino-americanos, fizeram em 2007, contou a presidente, lembrando da recomendação de Francisco de que ela “não leia o livro todo”.

  — Você não precisa ler tudo porque você pode se aborrecer, então você pega o índice e vai nos assuntos que te interessam, ele me disse, contou Dilma, entre sorrisos, demonstrando o bom humor de Francisco.  

A presidente se disse impressionada com como o papa se comporta como uma pessoa normal. 

— Ele é o primeiro muitas coisas: é o primeiro Francisco, primeiro jesuíta, primeiro latino-americano e primeiro argentino, acrescentou Dilma, informando que percebeu bastante entusiasmo no papa.  

A Rádio Vaticano informou que o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, ficou feliz ao receber a notícia. Porém, ainda não há maiores detalhes sobre esse acréscimo no roteiro da visita do Santo Padre ao país.  

— É uma notícia que me enche de alegria. Os devotos de Nossa Senhora Aparecida, em todo o Brasil, também devem estar transbordando de alegria, disse dom Damasceno.

Fonte: Arqrio