quarta-feira, 13 de março de 2013

O mundo globalizado espera fumaça, repicar de sinos e um anúncio da janela




Nesta quarta-feira, 13 de março — segundo dia do Conclave que irá escolher o sucessor do agora Papa Emérito, Bento XVI —, os cardeais, reunidos na Capela Sistina, no Vaticano, podem realizar até quatro votações para tentar eleger o novo Pontífice.  

Embora o mundo esteja globalizado e geralmente as grandes notícias sejam anunciadas pela internet, nestes dias de conclave a imprensa de todos os países está de plantão à espera de um sinal de fumaça que contará a todas as nações o resultado das votações. Fumaça preta: não se chegou à escolha do novo pontífice. Fumaça branca: Habemus Papam. A forma como é realizada a eleição dos Papas, cercada de segredos e com rituais que atravessam séculos, enche de mistério todo o processo, que acaba se tornando um grande acontecimento, não somente pela universalidade da Igreja Católica, mas pela peculiaridade desses ritos. 

Muitas pessoas estão na Praça São Pedro acompanhando pelos telões o que acontece na Capela Sistina, na expectativa do grande anúncio da fumaça branca, que será confirmado pelo repicar dos sinos.   No primeiro dia do conclave, 12 de março, os 115 cardeais votantes não conseguiram escolher o novo pontífice na primeira eleição. A fumaça preta se ergueu da chaminé da Capela Sistina, onde ocorre a reunião secreta dos cardeais, às 19h41 locais (15h41 de Brasília), segundo o Vaticano, durante vários minutos, indicando que nenhum participante obteve a maioria de dois terços dos votos necessária para eleger o novo pontífice.  

Com o fim da primeira votação, os cardeais seguiram confinados na Casa de Santa Marta, e o conclave para eleger o sucessor de Bento XVI tem mais duas votações previstas para a manhã e outras duas para a tarde de hoje, até que um dos participantes obtenha os 77 votos necessários ou mais para ser escolhido o novo Papa.

* Fonte: Rádio Vaticano

* Foto: intermirifica.net