sexta-feira, 22 de março de 2013

Agenda oficial do Papa para a JMJ sairá somente no final de abril




Por Raquel Araujo

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que recentemente esteve em Roma para a missa de início do ministério do Papa Francisco, afirmou, nesta segunda-feira, 21 de março, que o Pontífice virá ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude, mas que a sua agenda oficial só será divulgada no final de abril, desmentindo, assim, os boatos de que os locais da visita já estejam fechados.  

Segundo Dom Orani, durante esta visita a Roma, foi entregue ao Pontifício Conselho para os Leigos e ao responsável pelas visitas Papais uma nova proposta de locais a serem visitados pelo Pontífice, além dos já habituais em todas as jornadas, por fazerem parte dos Atos Centrais do evento — Acolhida, Via Sacra, Missa de Envio e almoço com doze jovens representantes de vários locais do mundo. Toda a proposta, porém, será avaliada e discutida com o Santo Padre e com sua assessoria. 

— Levamos uma nova proposta, além da de praxe. Com o Papa Bento XVI tínhamos apenas mais uma opção por dia. Mas, conversando com o Pontifício Conselho para os Leigos e com o responsável pelas visitas do Papa, pudemos colocar outras opções, como uma presença junto às necessidades da cidade: as favelas, a juventude privada de liberdade, as drogas, as crianças, um encontro com jovens vocacionados e a  ida a alguns locais, como o Cristo Redentor e/ou o Santuário da Penha, além de algum encontro com bispos. Estas propostas serão colocadas para  aprofundamento e discussão com o Santo Padre e sua assessoria. E isso tudo será tratado com ele, explicou.

Impressões sobre o Papa Francisco    

Durante a entrevista, Dom Orani comentou sobre suas impressões acerca do Papa Francisco. Segundo o Arcebispo do Rio de Janeiro, o Novo Romano Pontífice transmite a ideia de uma Igreja que sai em proposta de um tempo de simplicidade, de missão e de evangelização:  

— O Papa Francisco trouxe para a Igreja e para o mundo o rosto da simplicidade. Seja pelo modo de vestir-se, pelas opções tomadas logo de inicio, pela perspectiva que se abre daqui para frente. Ele tem um modo bastante simples e despojado levando em consideração o modo de vida que levava como Arcebispo de Buenos Aires. Percebemos isso também pelo nome que escolheu e que representa a sua missão, opinou.  

Para Dom Orani, o Papa Emérito Bento XVI e o atual Pontífice, Papa Francisco, de certa forma se completam: 

— De um lado está o Papa Emérito Bento XVI, que traz a sua preocupação com uma Europa que perde valores com o relativismo, sua preocupação com um certo fanatismo; e agora vem o Papa Francisco, com a sua preocupação com a pobreza, e a sua misericórdia. (...) Um que completa o outro. São dois Papas diferentes, mas que vão se completando. Vamos vendo ai a beleza de como Deus vai atuando e agindo, disse. 

O Arcebispo comentou ainda que a escolha de um novo Papa representa a Igreja que sempre renasce e afirmou que o Papa Francisco, com sua espontaneidade, atingirá principalmente o jovem:  

— Sem dúvida, a novidade de um novo Papa, e a sua espontaneidade, faz ao jovem um bem muito grande. Papa Francisco não irá fugir da doutrina da Igreja, mas poderá dizer de uma maneira nova para as pessoas o porquê de a Igreja ensinar aquilo, qual a orientação da Igreja nos vários aspectos, opinou.    

Estimulo à Hospedagem

Ainda sobre a Jornada Mundial da Juventude, Dom Orani afirmou que o Comitê Organizador Local trabalha com a expectativa da vinda de dois milhões a dois milhões e meio de pessoas e, ciente disso, fez um apelo àqueles que ainda não são família de acolhida.  

— Se a Jornada fosse hoje, teríamos local para todo mundo e ainda sobraria. Mas sabemos que para acolher se supõe todo um trabalho de visita, motivação e preparação. Enquanto para a inscrição basta fazer alguns cliques no computador. O que se tem é que nos meses anteriores à Jornada, no caso, maio e junho, as inscrições crescem de maneira extraordinária. Então, não podemos ficar confortáveis. Sabemos que se não tivermos um bom número de vagas para acolher, poderá ficar ruim quando chegar maio e junho, lembrou.

Fonte: ArqRio