terça-feira, 27 de setembro de 2011

Igreja Católica Apostólica Romana?

          

       A Igreja Católica Apostólica Romana é a Igreja deixada por nosso Senhor Jesus Cristo para que sejamos guiados e orientados rumo à salvação. Mas o que quer dizer ao pé da letra “Igreja Católica Apostólica Romana”? Muitos não fazem idéia do real significado, por isso apresentaremos uma análise dos termos isoladamente, e posteriormente seu significado como um todo.
            Igreja vem do hebraico Ecclesia que traduzido ao português significa “chamado”, “convocação”, “Assembléia”. Cristo convoca a todos, Ele nos chama para caminhar no caminho da luz para que possamos encontrar a salvação, assim como para sermos suas testemunhas em sua Assembléia.
            A expressão “católica” oriunda do grego Katholikós e do latimcatholicu, significa universal, ou seja, presente pelo mundo todo, conforme a ordem de Cristo: “Ide pelo mundo inteiro e anunciem a boa notícia para toda a humanidade” (Mc 16, 15). 
            Apostólica do grego apostolikós e do latim apostolicu, significa procedente dos apóstolos, ou pertencente aos apóstolos. Pois foi a eles que Jesus escolheu e enviou, nada mais lógico que a Igreja proceda de suas orientações e esteja sendo orientada pelos seus sucessores, por meio da sucessão apostólica através do sacramento da Ordem.
            A Igreja Católica é chamada Romana, pois tem sua sede em Roma de onde é liderada pelo seu Bispo, o Romano Pontífice, atual Papa Bento XVI.
            Observando agora a expressão Igreja Católica Apostólica Romana, podemos entender que Jesus Cristo chama a todos, de forma universal, por meio de seus ensinamentos transmitidos primeiramente aos apóstolos e a eles confiados para que transmitissem a todas as gerações. Os apóstolos seguindo a ordem de Cristo se organizaram com sua sede em Roma, de onde São Pedro, o primeiro Papa foi martirizado.

Equipe Doutrina Católica

Referências
AQUINO, Felipe Rinaldo Queiros de. Por Que Sou Católico. São Paulo. ed.Lorena: Cléofas, 2008.
Bíblia Sagrada: Edição pastoral. São Paulo: Paulus, 2005.