quarta-feira, 25 de junho de 2014

Parabéns Padre Thiago!


Durante o ano temos várias festas, vários momentos que somos presenteados. E hoje não poderíamos nos esquecer de uma data tão importante, tanto para nós como para os familiares do nosso Pároco, Padre Thiago Azevedo: o dia do seu aniversário natalício.

“Eu como mãe tenho muita alegria de ter gerado um homem tão inspirado por Deus! Ele é muito especial para nós: para mim e para a Igreja”, afirmou a mãe do sacerdote, Antônia Azevedo.

A vida possui inúmeros caminhos a serem percorridos e desvendados por aqueles que necessitam de uma companhia agradável para compartilhar, Deus é a companhia agradável, e também a mais certa. A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.

“É um privilégio de Deus ter em minha família, além de um grande irmão, um padre, um sacerdote consagrado e ungido, um homem escolhido por Deus. Parabéns meu amado e querido irmão, que Deus possa lhe proporcionar muitos anos de vida para acompanhar seu rebanho”, desejou a irmã, Francisca Azevedo.

Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existência as mais diversas formas de sementes. Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos. Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos, ou deixamos plantar em nós, será plantação que poderá ser vista de longe...

“Meu tio é o orgulho da família”, ressaltou a sobrinha Isabelle Willa. 

Deus resolveu reformar o mundo, e escolheu o seu coração para iniciar a reforma. Que a conquista de seus sonhos e ideais sejam constantes e que Deus transforme cada um de seus momentos, em instantes mágicos e inesquecíveis. Aniversário é uma data para ser comemorado com muita alegria e emoção, por todos que tem o grande prazer de conviver e compartilhar cada dia com alguém tão importante como o senhor Padre Thiago.

“O Padre Thiago é meu afilhado de ordenação e nós nos conhecemos de uma maneira muito bonita quando ele ainda era seminarista na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, comunidade da qual eu faço parte. Com a convivência nós nos aproximamos muito e ele me convidou para ser madrinha dele. (...) Eu sinto que ele está muito feliz nesse novo momento da vida dele e tudo o que ele faz dá muito certo. O Papa Francisco nos deixou a seguinte mensagem: “Temos que juntar a sabedoria dos idosos com a alegria dos jovens”, e a nossa amizade é regida desta forma... Mas às vezes nós brigamos um com o outro também”, contou gargalhando e com muito carinho, Ana Maria Silvado Abreu, madrinha de ordenação sacerdotal.  

Toda a Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, todos os grupos de pastorais, movimentos, missionários, setores e demais associações, estamos reunidos e felizes para celebrar seu aniversário natalício. E que bom que estamos tendo este privilégio de festejarmos a data em que Deus escolheu para trazer-lhe ao mundo, e desde então, entregou-lhe a sublime missão de ser sacerdote, ungido de Jesus Cristo, para abençoar, consagrar, animar e nos guiar nos projetos do Reino. Fostes, porém, chamado a ser “sacerdote segundo a ordem de Melquizedec”. Assim, celebrar este dia do seu aniversario é um presente de Deus para todos nós, pois sua vida é uma dádiva para este mundo, e para todos os que têm a graça de tê-lo como sacerdote desta nossa Paróquia.


Viver é aceitar os propósitos, o chamado de Deus à plenitude, é ter força, coragem, saber cair e levantar-se, mas está sempre preparado para receber a coroa da justiça como nos diz São Paulo. É despojar-se a cada amanhecer e colocar-se em pleno agradecimento de ter sido escolhido para habitar este universo e fazê-lo morador com fé, esperança e determinação, assim como o senhor tem feito. Celebrar a vida é não contar os anos vividos, mas as maravilhas cedidas por Deus, e os feitos realizados a cada um dos irmãos em suas realidades e comunidades. Viver é carregar em si os sentimentos do próprio Jesus, como nos afirma São Paulo: “Já não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim”. É ter de mil vontades a coragem de recomeçar, é ter a honra, a honestidade, a verdade e a sabedoria que são marcas indeléveis em sua personalidade, e isso te torna um padre acolhedor e nosso amigo de fé e jornada, pois és transparente e verdadeiro em tudo que fazes. Seus exemplos são o livro da verdade para todos nós seus paroquianos.

Que Deus sempre o abençoe e que Maria Santíssima cubra com sem manto maternal todos os seus projetos, realizações e interceda ao Sacerdote Maior, Jesus Cristo, por sua vida sacerdotal.
Parabéns Padre Thiago!

Texto: Raphael Freire
Arte: Camila Tahan
Foto: Winicius Rocha