domingo, 23 de junho de 2013

12º Domingo do Tempo Comum - Ano C - 23/06/13


Livro de Zacarias 12,10-11.13,1. 


Eis o que diz o Senhor: «Derramarei sobre a casa de David e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de benevolência e de súplica. Eles contemplarão aquele a quem traspassaram; chorarão por ele como se chora um filho único e lamentá-lo-ão como se lamenta um primogénito. 
Naquele dia, haverá um grande pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadad-Rimon na planície de Meguido. 
Naquele dia, haverá uma fonte aberta para a casa de David e para os habitantes de Jerusalém, para a purificação do pecado e da impureza. 


Livro de Salmos 63(62),2abcd.2e-4.5-6.8-9. 


Anseio por ti! 
A minha alma tem sede de ti; 
todo o meu ser anela por ti,  
como terra árida, sequiosa, sem água. 

Quero contemplar-Te no santuário, 
para ver o teu poder e a tua glória. 
O teu amor vale mais do que a vida; 
por isso, os meus lábios Te hão-de louvar.  

Quero bendizer-Te toda a minha vida 
e em teu louvor levantar as minhas mãos. 
A minha alma será saciada com deliciosos manjares, 
com vozes de júbilo Te louvarei. 

Porque Tu és o meu auxílio, 
e à sombra das Tuas asas eu exulto.
A minha alma está unida a Ti, 
a tua mão direita me sustenta. 




Carta aos Gálatas 3,26-29. 


Irmãos: Todos vós sois filhos de Deus em Cristo Jesus, mediante a fé; 
pois todos os que fostes baptizados em Cristo, revestistes-vos de Cristo mediante a fé. 
Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem e mulher, porque todos sois um só em Cristo Jesus. 
E se sois de Cristo, sois então descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa. 


Evangelho segundo S. Lucas 9,18-24. 


Um dia, Jesus orava sozinho, estando com Ele apenas os discípulos. Então perguntou-lhes: «Quem dizem as multidões que Eu sou?» 
Responderam-lhe: «João Baptista; outros, Elias; outros, um dos antigos profetas ressuscitado.» 
Disse-lhes Ele: «E vós, quem dizeis que Eu sou?» Pedro tomou a palavra e respondeu: «O Messias de Deus.» 
Ele proibiu-lhes formalmente de o dizerem fosse a quem fosse; 
e acrescentou: «O Filho do Homem tem de sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos doutores da Lei, tem de ser morto e, ao terceiro dia, ressuscitar.» 
Depois, dirigindo-se a todos, disse: «Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, dia após dia, e siga-me. 
Pois, quem quiser salvar a sua vida há-de perdê la; mas, quem perder a sua vida por minha causa há-de salvá-la.