terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Trezena de São Sebastião está sendo preparada

Há menos de um mês do início das festividades em honra a São Sebastião, órgãos públicos e militares se reuniram nesta segunda-feira, 19 de dezembro, no Edifício João Paulo II para ajustar e viabilizar o deslocamento do cortejo para a trezena do Padroeiro, São Sebastião. O encontro contou com a presença do Coordenador de Eventos de Massa, Padre Omar Raposo e do Assessor de Imprensa, Adionel Carlos.

Adionel explicou o esquema de trânsito necessário para cada dia da trezena e tirou dúvidas dos presentes. Assim como em 2011, os festejos do Mensageiro da Paz começam no dia 7 de janeiro. Apesar da programação completa não ter sido divulgada, Padre Omar adiantou que a próxima trezena terá foco nos jovens, como uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude de 2013.

- Estamos com uma grande expectativa para a visita de São Sebastião à Ilha do Governador, onde iremos à unidade do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE). Queremos passar em lugares onde os jovens estão, afirmou.

Outra novidade é a visita do Padroeiro a emissoras de TV e rádio e ao centro de operações da Prefeitura.

— Neste ano de 2012 teremos como novidade as visitas a emissoras e ambientes de comunicação. Temos também como novidade a primeira visita de São Sebastião ao Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro, que é um ambiente de coordenação logística da cidade onde os serviços estão integrados — esse é um ambiente que também dará suporte à JMJ, então já queremos levar o Padroeiro para dar a benção àquele local de trabalho.

Pároco da Igreja de São Sebastião da Tijuca, Frei Paulo Roberto participou do encontro e contou que se sente honrado em participar da trezena.

— Para nós é uma enorme alegria participar dos festejos de São Sebastião. Na nossa paróquia temos a imagem original de São Sebastião, os restos mortais de Estácio de Sá e o marco da cidade. Então, para nós, é uma grande alegria propagar essa devoção a São Sebastião e resgatar a memória histórica do Padroeiro e da nossa cidade, afirmou.


*Foto: Raphael Freire

*Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro