sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dia Nacional do Samba - 02 de Dezembro


O samba é o gênero musical mais representativo do povo brasileiro. Sua cadência tem origem africana.

Para alguns estudiosos, a palavra "samba" vem do umbundo (semba = "dança em que os bailarinos se encontram e se separam"), língua banta falada pelos ovibundos, que habitavam a região Sul e Central de Angola. Para outros, vem do quimbundo (samba = "umbigada"), língua banta falada pelos ambundos, em Angola. Há outros que afirmam vir do quioco (samba = "brincar, cabriolar"), língua banta, falada pelos lunda-quiocos), ou vir do quicongo (samba = "dança em que os bailarinos se embatem à altura do peito"), língua banta falada pelos quicongos.

Como dança de roda, o samba surgiu em meados do século XIX. No início do século XX, surgiram variações que continuam a evoluir e a agradar a todos os gostos: samba batido, samba corrido, samba de balanço (ou sambalanço), samba de breque, samba-choro, samba de enredo (ou samba-enredo), samba de morro, samba de partido-alto (ou partido-alto), samba de quadra (ou de terreiro), samba de roda, samba no pé, samba raiado, samba-cancão.

O primeiro samba a ser gravado em disco foi "Pelo telefone", de Ernesto dos Santos, o Donga, e João Mauro de Almeida, em 1917. A partir de então, o samba tem sido gravado em todas as suas variantes, tornando-se sucesso comercial até hoje.

Fonte: http://www.paulinas.org.br/