terça-feira, 29 de novembro de 2011

A Liturgia Católica


A Liturgia Católica

A Igreja Católica tem uma liturgia que vem dos apóstolos. Ora, Jesus Cristo enviou os apóstolos, conforme podemos encontrar em Mc 16, 15-16 “Então Jesus disse-lhes: ”Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade. Quem acreditar e for batizado será salvo.

Quem não acreditar será condenado“. E um pouco mais adiante no versículo 20 temos: “Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e, por meio dos sinais que os acompanhavam, provava que o ensinamento deles era verdadeiro”. Pois bem, Jesus enviou os apóstolos a pregar pelo mundo inteiro e os ajudava provando a veracidade de seus ensinamentos. Hoje a Igreja Católica está presente no mundo todo, e está edificada sobre os ensinamentos dos apóstolos, estes ensinamentos que foram provados como verdadeiros com o auxílio do Senhor Jesus.
O rito da Missa é resultado dos ensinamentos dos apóstolos, como eles rezavam e partilhavam a Eucaristia, e só a eles cabe discernir o que mudar ou não. Além disso, tudo o que a Igreja Católica prega hoje é resultado da Doutrina ensinada pelos apóstolos, que como a Bíblia ensina são verdadeiros. Como exemplo podemos citar os escritos Santo Hipólito de Roma (160 – 235), do segundo século do cristianismo, que nos mostra um trecho da oração eucarística rezada na época:

Apresentem-lhe os diáconos a oblação e ele [o sacerdote], impondo as mãos sobre ela, dando graças com todo o presbiterium, diga:
O Senhor esteja convosco.
Respondam todos:
E com o teu espírito.
Corações ao alto!
Já os oferecemos ao Senhor.
Demos graças ao Senhor.
É digno e justo.
E prossiga a seguir:
Graças te damos, Deus, pelo teu Filho querido, Jesus Cristo, que nos últimos tempos nos enviastes, Salvador e Redentor, mensageiro da tua vontade, que é o teu Verbo inseparável, por meio do qual fizestes todas as coisas e que, porque foi do teu agrado, enviaste do Céu ao seio de uma Virgem; que aí encerrado, tomou um corpo revelou-se teu Filho, nascido do Espírito Santo e da Virgem. Que, cumprindo a tua vontade – e obtendo para ti um povo santo – ergueu as mãos enquanto sofria para salvar do sofrimento aqueles que confiaram em ti, que, enquanto era entregue à voluntária Paixão para destruir a morte, fazer em pedaços as cadeias do demônio, esmagar os poderes do mal, iluminar os justos, estabelecer a Lei e dar a conhecer a Ressurreição, tomou o pão e deu graças a Ti dizendo: Tomai, comei, isto é meu Corpo que por vós será destruído; tomou igualmente, o cálice, dizendo: Este é o meu Sangue, que por vós será derramado. Quando fizerdes isto, fá-lo-eis em minha memória.
Por isso, nós que nos lembramos de sua morte e Ressurreição, oferecemos-te o pão e o cálice, dando-te graças porque nos considerastes dignos de estar diante de ti e de servir-te.
E te pedimos que envies o Espírito Santo à Oblação da santa Igreja: reunindo em um só rebanho todos os fiéis que recebendo a Eucaristia na plenitude do Espírito Santo para o fortalecimento da nossa fé na verdade, concede que te louvemos e glorifiquemos, pelo teu Filho Jesus Cristo, pelo qual a ti a glória e a honra - ao Pai e ao Filho, com o Espírito Santo na tua santa Igreja, agora e pelos séculos dos séculos. Amém” (TRADIÇÃO APOSTÓLICA citado por AQUINO 2007, pág. 127)
Mais de 1800 anos após estes escritos terem sido feitos, podemos perceber que pouca coisa mudou, e perceber mais ainda que as raízes de nossa fé não vem de uma pessoa alienada e perturbada, fruto de rebeldia, mas vem dos ensinamentos dos apóstolos de Jesus Cristo, estes que a própria Bíblia confirma são verdadeiros.