terça-feira, 29 de novembro de 2011

Assembleia aprova prioridades para a Igreja no Rio

Depois de dois anos de reflexão, a Arquidiocese do Rio de Janeiro conta com um novo plano de pastoral, que contempla prioridades na ação evangelizadora para os próximos cinco anos, até 2016.

As oito propostas do 11º Plano de Pastoral de Conjunto (PCC) foram aprovadas durante a Assembleia Arquidiocesana, realizada nos dias 26 e 27 de novembro, no Colégio Nossa Senhora da Penha, no bairro da Penha.

Os trabalhos foram conduzidos pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, com o apoio do coordenador de pastoral, monsenhor Joel Portella Amado. Entre os 864 delegados, a presença dos bispos auxiliares, vigários episcopais, clero, diáconos, religiosas, agentes pastorais e lideranças eclesiais.

O segundo dia da Assembleia começou com a celebração da Eucaristia, às 8h, presidida por Dom Orani. Recordando o novo tempo litúrgico e o inicio do Advento, na expectativa do Senhor que vem, ele convidou a todos para a vivência da unidade eclesial, e a busca de novos tempos para a evangelização.

- Ao elaborar nosso plano de Pastoral, em busca de uma Igreja mais servidora, atenta às necessidades da evangelização, sentimos as angústias e os reflexos da chamada ‘mudança de época’. Agora, depois da conclusão do processo, se supõe o empenho pela transformação das realidades. Devemos fazer isso com um renovado dinamismo, com um olhar novo, de esperança, como conseqüência do nosso compromisso com o Evangelho, afirmou.

Na pauta do dia, foram apresentados os membros da comissão organizadora da Jornada Mundial da Juventude, a ser realizada em 2013, no Rio de Janeiro. Os representantes das equipes falaram sobre os desafios a ser superados, motivando os participantes a se empenharem na organização do evento, principalmente na dimensão do acolhimento.

A última novidade, apresentada pelo diretor de comunicação da JMJ, Padre Márcio Queiroz, foi a conclusão do concurso da logomarca da Jornada Mundial da Juventude, que contou com participantes de vários países. As finalistas, confiadas ao Bispo Auxiliar Dom Paulo Cezar Costa durante a Assembleia, serão entregues pessoalmente por ele, nesta semana, ao Pontifício Conselho para os Leigos, em Roma, a quem cabe a escolha da logomarca vencedora.

Em seguida, houve a votação de nove ítens, não definidos de forma satisfatória na primeira votação. No primeiro dia da assembleia, os 98 itens das oito prioridades foram votadas por 632 delegados, sendo que 421 por maioria absoluta e 211 por maioria simples. No final, foi acrescentado mais um item, ficando escolhido 2012 como o Ano do Discípulo (clero, vida consagrada e leigos)

O 11º PCC, que agora segue para a redação final, foi aprovado com as seguintes prioridades: O anúncio de Jesus Cristo e a Iniciação Cristã, A Palavra de Deus: Lugar privilegiado para o encontro com Jesus Cristo, Numa Rede Comunidades, Numa Rede de Serviços e Ministérios, Em Permanente estado de missão, A serviço da vida em todas as suas instâncias, Juventude - um Destaque especial e Falha na Comunicação.

De acordo com coordenador de pastoral, monsenhor Joel Portella Amado, o novo plano de pastoral foi elaborado a partir do Documento de Aparecida e das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

O sacerdote lembrou que o 10º PPC já havia terminado quando Dom Orani chegou, mas que ele prorrogou a vigência e determinou a elaboração de um novo plano, levando em conta os conceitos apresentados pelo Documento de Aparecida, como a questão da mudança de época, da conversão pastoral e do estado permanente de missão.

- O que foi definido na Assembléia, com vigência para os próximos cinco anos, retrata o rosto da Arquidiocese do Rio. Não é um plano pastoral feito ao estilo de décadas passadas, onde cada pastoral tinha suas determinações, linhas mestras para a ação evangelizadora. O novo plano, com suas prioridades, determinações e indicações devem perpassar todos os seguimentos eclesiais, afirmou o coordenador.

* Texto e Fotos: Carlos Moioli
* Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro