terça-feira, 23 de junho de 2015

Diácono Rogério Pereira: um homem marcado pela Eucaristia


Desde o último dia 4 de junho a Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma (PNSBI) conta com os serviços de mais um homem de Deus. Apresentado a toda comunidade pelo pároco, Padre Thiago Azevedo, na Solenidade de Corpus Christi, o diácono transitório Rogério Pereira da Silva contou para a Pastoral da Comunicação (Pascom) como foi seu chamado à vocação sacerdócio, por onde realizou seu serviço pastoral na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e falou sobre sua personalidade. Confira a entrevista!  

Pascom – Qual é o seu nome, idade e formação.

Diácono Rogério: Diácono Rogério Pereira da Silva, 32 anos, formado em Filosofia, concluindo Teologia. 

Pascom – Como foi o seu chamado à vocação sacerdotal?

Diácono Rogério: Eu não fui criado na Igreja católica, nasci em uma família protestante, mas a minha avó por parte de mãe era católica. Estava com mais ou menos 6 anos de idade e um dia minha avó me chamou para ir com ela na procissão de Corpus Christi, mas ela acabou indo na frente e meu pai depois me levou. Quando eu estava chegando à paróquia o Santíssimo Sacramento estava entrando na Igreja e eu não consegui participar da procissão, mas algo falou dentro de mim: “um dia você poderá levá-lo em suas mãos”. Pois bem, depois disso fiquei até os 19 anos na Igreja Batista. No colégio onde eu estudava tinha um amigo chamado Leonardo, que por sinal estava se preparando para ser crismado, e ele me convidou para ir à Missa e eu fui... Quando chegou o momento de consagrar a Eucaristia, Aquilo me tocou de forma especial. Depois disso, quanto mais eu ficava próximo da Igreja, mais o coração se voltava para a vida sacerdotal. Foi dessa forma que fui sentido o chamado de Deus e todas as vezes que eu via o Padre Zidslaw (Thiago) – pároco da minha paróquia –, celebrando as Missas e atendendo as confissões eu queria ser o que ele era. 

Pascom – Qual é a paróquia de origem do senhor e em quais Igrejas já realizou seu trabalho pastoral?
Diácono Rogério: Minha paróquia de origem e dedica ao Apóstolo São Judas Tadeu, em Bangu. Trabalhei como seminarista nas paroquias: Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz; Nossa Senhora Aparecida, na Kelsom; Nossa Senhora de Fatima, no Alto da Boa Vista; e Nossa Senhora de Guadalupe, no Complexo do Alemão.

Pascom – Como recebeu a notícia de que viria realizar seu serviço diaconal na Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma? Quais foram e são as expectativas?
Diácono Rogério: Tomei um susto! Mas disse sim ao Bispo mesmo sem saber onde ficava a paróquia e como era a realidade... Vim para servir a Deus e a Igreja. 
Pascom – O senhor será ordenado sacerdote em novembro... Como está o coração? 
Diácono Rogério: Sim, serei. Meu coração é de profunda gratidão a Deus. 

Pascom – Responda rápido:

Deus: Criador de todas as coisas, bom e misericordioso. Aquele que nós chamamos de Papaizinho, Abá.

Igreja: É o Sacramento de Cristo, Una, Santa e Católica. 

Sacerdócio: É aquele homem que foi tirado do meio do povo para servir o mesmo povo de Deus, com os Sacramentos. É ele que, participando do único sacerdócio de Cristo, atualiza em cada celebração a paixão, morte e ressurreição do mesmo Cristo.

Família: É a base da sociedade... É nela que nós aprendemos amar e ser amado.

Amigos: É algo precioso que Deus nos dá. 

Um livro: Não um livro, mas o conjunto de livros que nós chamamos de Bíblia. Depois o Catecismo da Igreja Católica e os Padres da Igreja (Patrística).

Um prato: Arroz, feijão e qualquer coisa... Menos fígado (risos).

Um esporte: Futebol e malhação.

Um lugar para o lazer: Praia.

Uma mensagem aos paroquianos da PNSBI: Peço que vocês rezem a Deus por mim para que eu possa ser um bom sacerdote.

Reportagem: Raphael Freire
Foto: Pascom PNSBI