sexta-feira, 1 de maio de 2015

Eu sou o caminho, a verdade e a vida!


Jesus disse: “Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós. E depois que eu tiver ido e preparado um lugar para vós, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também. E para onde eu vou, conheceis o caminho”. Tomé disse: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?”. Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

Comentários

As palavras de Jesus revelam o Pai
O trecho do evangelho é uma bela lição da via do conhecimento de Deus. O conhecimento de Deus se dá através de Jesus Cristo, “imagem do Deus invisível”. O primeiro versículo do texto de hoje denuncia a ignorância dos discípulos: eles não conhecem Jesus, por isso não conhecem também o Pai, pois o Pai se revela no Filho (cf. Jo 14,9). Para conhecer o Pai, é preciso passar pelo Filho, que é a “porta” de acesso ao mistério de Deus (cf. Jo 10,9). Agora, é a vez de Filipe; seu desejo é ver o Pai. “Conhecer” para o evangelho de João é entrar em comunhão. Somente entrando em comunhão com Jesus é possível conhecer Deus, viver na intimidade de Deus. A intervenção de Filipe revela a incompreensão dos discípulos, ao mesmo tempo que permite a Jesus manifestar o seu desapontamento. Notemos que a incompreensão dos discípulos é um traço presente nos quatro evangelhos. A falta de fé impede de ir para além das aparências. Somente a fé permite reconhecer que diante de Jesus se está diante da presença de Deus. As palavras de Jesus revelam o Pai; o que Jesus realiza, as suas obras, dão testemunho de sua comunhão com o Pai.
Pe. Carlos Alberto Contieri


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=01%2F05%2F2015#ixzz3YAI29B4W 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.